Entre a exclusão social e a cidadania: a realidade do idoso para Helle Alves


25/11/2002 19:36

Compartilhar:


A terceira idade, hoje 8,5% da população do país, corresponderá a 14% em 2025. Os idosos têm direitos e precisam fazê-los valer.

DA REDAÇÃO

Com o objetivo de discutir a realidade do idoso no Brasil, com ênfase na importância da participação e da reivindicação de direitos, a Frente Parlamentar Estadual Pró-Envelhecimento Saudável promoveu uma audiência pública nesta segunda-feira, 25/11, com a participação da jornalista Helle Alves*, presidente do Centro Regional do Idoso do Litoral Paulista.

Segundo Helle Alves, os idosos brasileiros vivem um momento de transição entre a exclusão social e a cidadania. "Há ainda muito a fazer, mas muitos passos já foram dados", afirmou a jornalista, que destacou os avanços acontecidos no Século XX, principalmente a partir da Constituição de 1988.

Helle Alves ressaltou, ainda, que os idosos representam hoje 8,5% da população brasileira e que esse percentual deverá evoluir para 14% até 2025. "Uma em cada quatro famílias brasileiras é mantida por idoso", declarou. "É por essa e outras que devemos tratá-los como pessoas, não como sucata". Nesse contexto de crescimento da população representativa da terceira idade, ela frisa que o idoso tem que assumir suas responsabilidades: "Envelhecer com saúde não é apenas um direito, é também um dever".

A jornalista defendeu a aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto de lei que cria o Estatuto do Idoso. "Precisamos de uma legislação que, além de assegurar os direitos da terceira idade, também puna os que os desrespeitam", declarou

"A terceira idade pode ser mesmo a melhor idade", continuou Helle Alves. Para ela, os idosos perderam muita coisa, mas ganharam dois presentes valiosos: são donos do próprio tempo e senhores das chaves de suas casas. "Essa duas coisas criam as condições ideais para que não se fechem em si mesmo e partam para buscar a vida lá fora: viajando, participando, contribuindo".

Esta é a oitava audiência promovida neste ano pela Frente Parlamentar Estadual Pró-Envelhecimento Saudável, criada e coordenada pela deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT). As anteriores tiveram a participação média de 200 pessoas. "Envelhecer é um privilégio, mas é preciso garantir que essa fase seja vivida em plenitude, com qualidade, inserção social e muita participação", diz a deputada.

*Além de presidente do Centro Regional do Idoso do Litoral Paulista, entidade que congrega lideranças dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, Helle Alves é jornalista e autora dos livros "Envelhecer Não Dói" e "A Hora e a Vez da Terceira Idade".

alesp