Proposta quer tornar obrigatório uso de colete à prova de balas por policiais


23/05/2005 09:20

Compartilhar:


O deputado Romeu Tuma (PMDB) apresentou, na Assembléia Legislativa, projeto de lei que cria o Programa de Proteção Individual aos Policiais Civis e Militares, em São Paulo. O objetivo é tornar obrigatório o uso de colete à prova de balas durante as atividades, como forma de dar mais segurança aos profissionais. O poder público deverá conceder o equipamento aprovado pelo órgão nacional competente em relação à segurança e saúde no trabalho.

"As mortes de policiais civis e militares em operações de captura de criminosos revelam a falta de condições de trabalho. Por isso, é dever do Estado garantir a segurança desses profissionais", defende Tuma. Ele assinala que os coletes devem ser individuais, utilizados nos respectivos prazos de validade e substituídos sempre que necessário. "O Governo do Estado não pode continuar insensível a esse problema. Se não houver uma mudança de postura, seguiremos apenas lamentando mortes que poderiam ser evitadas", diz.

Para finalizar, o deputado lembra que a obrigatoriedade no uso de coletes é uma reivindicação da Associação dos Policiais Militares Deficientes Físicos do Estado de São Paulo, que há muitos anos vem lutando por melhores condições de trabalho.



rtuma@al.sp.gov.br

alesp