Relator do orçamento defende mais recursos para o Hospital Centrinho - USP

Audiência Pública em Bauru
21/09/2005 18:26

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/chedid 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/chedid 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Entre as audiências públicas para debater o Orçamento, realizadas nos municípios de Jaú e Bauru na última quinta-feira, 15/9, o deputado Edmir Chedid (PFL) visitou o Hospital Centrinho-USP de Bauru, referência na América Latina em anomalias craniofaciais.

Acompanhado pelo superintendente do Centrinho, professor José Alberto de Souza Freitas, e pelo diretor administrativo da instituição, João Henrique Nogueira Pinto, Edmir Chedid, que é relator do Orçamento, visitou diversos setores do hospital e conversou com pacientes, médicos e profissionais da aérea de saúde. Também estiveram na instituição os deputados José Caldini Crespo (PFL), Enio Tatto (PT) e Pedro Tobias (PT).

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, o Centrinho-Bauru, é uma unidade pública especializada no atendimento a portadores de anomalias craniofaciais congênitas, malformações das extremidades e distúrbios da audição, visão, linguagem e sindrômicos. Desde sua fundação, em 1967, a instituição, que hoje é reconhecida como centro de excelência dentro e fora do país, já beneficiou mais de 80 mil pessoas. Hoje, o hospital é formado por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e tem mais de 60 mil pacientes matriculados. Ele desenvolve a tríplice missão de atendimento ao paciente, ensino e pesquisa.

O superintendente do hospital, professor José Alberto, conhecido por Tio Gastão, ressaltou a importância da classe política defender as necessidades do setor de saúde e buscar possíveis soluções em prol do paciente, que é, segundo ele, "o nosso único e verdadeiro mestre".

O deputado Edmir Chedid ficou impressionado com a seriedade do trabalho desenvolvido pelo Centrinho. "Precisamos encontrar um meio de garantir mais recursos para que o Tio Gastão continue seu trabalho", disse o parlamentar, acrescentado que os membros da Comissão de Finanças e Orçamento não pretendem fazer do orçamento um palanque político, mas garantir investimentos de maneira mais justa.

Ainda que a necessidade de conclusão do Centrinho tenha sido lembrada por muitos dos que fizeram uso da palavra na reunião de Bauru, a polêmica em torno do veto do governador à emenda da LDO, que aumenta o repasse de recursos à Educação, dominou o evento. Os ânimos estiveram exaltados durante as duas audiências, mas foi em Bauru que o assunto resultou num debate acalorado, com protestos contra a repressão policial aos manifestantes que foram à Assembléia, no dia 14/9, pedir a derrubada do veto em plenário.

A reunião que contou com a presença maciça de estudantes da Unesp e representantes de segmentos da Educação e do Sindicato de Trabalhadores do Centro Paula Souza, acabou tomando um tom mais político e poucas pessoas falaram sobre as demandas do município.

No final, os manifestantes solicitaram aos vereadores locais o envio de moção solicitando aos deputados estaduais a derrubada do veto às emendas que garantem aporte financeiro à Educação.



echedid@al.sp.gov.br

alesp