Projeto de Lei beneficiará milhares de pessoas


22/03/2004 17:10

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Romeu Tuma

Criar uma política de informação e prevenção às lesões por esforços repetitivos ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, principalmente aos que executam diariamente, por longo períodos, o serviço de digitação em equipamentos eletrônicos ou mecânicos. É isso que pretende um projeto de lei de autoria do deputado Romeu Tuma que já está pronto para a Ordem do Dia.

As lesões por Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao trabalho (DORT), agora reconhecida pelo INSS, atingem o trabalhador no auge de sua produtividade profissional. A maior incidência ocorre na faixa de 30 a 40 anos e as categorias profissionais que encabeçam as estatísticas são: bancários, digitadores, operadores de linha de montagem, portadoras de telemarketing, secretárias e jornalistas. As mulheres são as mais atingidas, pois, como regra geral, exercem as tarefas mais fragmentadas e repetitivas e são a mão-de-obra mais barata.

Segundo Romeu Tuma, "a lei trará amparo legal a estes trabalhadores, que passam grande parte de seu dia sobre o teclado de um computador ou com um aparelho telefônico no ouvido".

rtuma@al.sp.gov.br

alesp