Seminário discute qualidade da água e políticas públicas para o setor


09/06/2008 10:22

Compartilhar:


A qualidade da água da Baixada Santista volta a ser discutida no seminário "Á Água que Temos e a Água que Queremos", que acontece na segunda-feira, às 19 h, no Consistório da Universidade Santa Cecília. A iniciativa é da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que considera fundamental aprofundar as discussões sobre políticas públicas de saneamento, balneabilidade e recursos hídricos. Participarão do evento o presidente da Federação Nacional dos Urbanitários, José Eduardo Campos Siqueira, e a gerente do Ibama no litoral de São Paulo.

"O saneamento ambiental é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e para promover a saúde e a salubridade ambiental. Temos que fomentar a busca de soluções regionais e locais, inseridas no contexto mais amplo de combate aos problemas", observa Maria Lúcia.

A parlamentar tem uma história de defesa da qualidade da água. Há dois anos, acionou o Ministério Público, em razão de estudo da Cetesb que apontava a existência de metais pesados, fenóis, clorofila e outras substâncias tóxicas, bem acima dos níveis permitidos, no rio Cubatão, próximo ao local onde a Sabesp capta a água utilizada para abastecimento público de Santos e municípios vizinhos.

A parlamentar também considera necessário aperfeiçoar a análise do nível de poluição das águas, com a inclusão de novos parâmetros. "Da maneira parcial como isso é feito, não se tem um real quadro sobre a situação dos riscos à saúde que representam os recursos naturais poluídos", ela avaliou.

Para a parlamentar, o modelo de gestão dos recursos hídricos deve ser participativo e descentralizado, com a implantação de fóruns democráticos para formulação de políticas para o setor.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp