Comissão de Educação discute aprofundamento de temas nas disciplinas do currículo escolar


09/03/2004 20:10

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Presidida pelo deputado Carlinhos Almeida (PT), a Comissão de Educação realizou reunião que contou com a presença dos deputados José Bittencourt (PTB) e Pedro Tobias (PSDB) e das deputadas Maria Lúcia Prandi (PT) e Maria Lúcia Amary (PSDB). O encontro teve o objetivo de debater a pauta integrada por duas propostas semelhantes sobre a inclusão de conteúdos no currículo da rede estadual de ensino.

A discussão dos projetos de lei 808/2003 do deputado Nivaldo Santana (PCdoB) que obriga a inclusão da temática "História e Cultura Afro-brasileira" no currículo oficial da Rede de Ensino do Estado e o 833/2003 de autoria da deputada Havanir Nimtz (Prona) que inclui conteúdo relativo à formação musical também no currículo escolar da rede estadual de ensino, provocaram a manifestação de opiniões divergentes sobre o assunto entre os membros da comissão.

Para os deputados Bittencourt e Maria Lúcia Amary, os temas já fazem parte do currículo escolar da rede pública por isso os projetos perdem seu objetivo. "Não há como estudar história do Brasil sem estudar a história afro-brasileira, ela é indissociável! argumentaram.

A deputada Prandi e o presidente Almeida votaram favoravelmente às propostas com o seguinte fundamento: "Não existe nos projetos criação de novas disciplinas, mas, aprofundamento dos conteúdos que até então estão sendo estudados superficialmente. O objetivo maior, é enriquecer o currículo escolar" defenderam.

Por fim, os membros da comissão decidiram pedir vistas de ambas as matérias para um estudo mais detalhado sobre elas.

alesp