Deputados vão a Guarulhos acompanhar investigação de grupos de extermínio


19/05/2003 18:48

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Romeu Tuma (PPS), presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de São Paulo, participa nesta terça-feira, dia 20, às 13h, de uma audiência pública da Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), na Câmara Municipal de Guarulhos, que trata da atuação de grupos de extermínio na cidade.

"Nosso objetivo é saber como estão sendo realizadas as investigações aos crimes atribuídos a policiais militares, conforme a imprensa tem divulgado. A partir deste primeiro contato, vamos traçar as estratégias para ajudar na apuração dos crimes", explica Romeu Tuma, que esteve, na sexta-feira, em Ribeirão Preto, reunido com promotores de Justiça que investigam crimes semelhantes naquele município. "Lá pudemos perceber que há indícios de que agentes do crime organizado podem estar infiltrados em poderes constituídos, como as polícias Civil e Militar", completa.

Desde o final do ano passado, diversas reportagens publicadas pela imprensa revelaram a formação de grupos de extermínio, que seriam compostos por policiais militares. Eles seriam responsáveis por mais de 30 mortes em Guarulhos nos últimos anos. Apenas um PM, que se mantém no anonimato por questões de segurança, revelou ao jornal Diário de S.Paulo que participou da morte de 14 jovens desde 1993.

alesp