Villas Bôas será nome de universidade


13/12/2002 19:33

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Durante o velório de Orlando Villas-Boas, na manhã desta sexta-feira, 13/12/, no Hall Monumental da Assembléia Legislativa, diversas pessoas vieram trazer a homenagem sempre merecida pelo homem que dedicou sua vida ao estudo da sociedade indígena e à preservação do meio ambiente. Os índios vieram representados nas figuras dos caciques Raoni e Odenir e diversos companheiros das tribos.

Presente ao velório, Emílio Pereira Lopes trouxe informações da criação da Universidade Livre do Meio Ambiente, que agora passa a ter o nome do sertanista falecido. Em abril deste ano, foi assinado um protocolo de intenções entre a Unesp e a Fundação Nacional do Meio Ambiente (Funama) para a criação da Universidade Livre. O projeto do campus foi elaborado pelo arquiteto Oscar Niemayer e está situado no município de São Carlos.

O objetivo desta universidade é preparar educadores para implantar em todas as escolas carentes ou não a educação ambiental. Inicialmente, a universidade funcionará em cinco municípios do Estado de São Paulo: Descalvado, São Carlos, Ibaté, Araraquara e Rio Claro. Ela será livre para todas as idades, não sendo obrigatória a apresentação de títulos para cursá-la. O próximo reitor da universidade será Emílio Pereira Lopes, que em maio passado esteve nos Estados Unidos recebendo pessoalmente das mãos do Prêmio Nobel da Paz, Jimmy Carter, endosso por essa iniciativa de caráter humanista, de que o mundo precisa cada vez mais. São ações assim desprendidas que irão garantir dignidade às gerações futuras, respeitando o planeta e as diferenças das vidas que nele habitam.

Nomear a universidade com o nome do sertanista Orlando Villas-Boas é uma justa homenagem, pois de suas salas sairão profissionais para dar continuidade ao trabalho feito ao longo de toda a vida do indigenista..

alesp