Feldman recebe Medalha Zumbi dos Palmares


20/11/2002 18:48

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Na manhã desta quarta-feira, 20/11, Dia Nacional da Consciência Negra, o presidente do Legislativo paulista, Walter Feldman, recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares e João Cândido. A homenagem, uma iniciativa do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB), é feita a personalidades e instituições que apóiam a luta pacífica e as reivindicações dos afro-descendentes no Brasil.

Durante a cerimônia, o presidente do CNAB, Eduardo de Oliveira, pediu a Feldman, eleito deputado federal, o apoio a medidas para a efetiva participação dos negros na universidade brasileira. Ernesto Luís Pereira Filho, secretário financeiro do CNAB, declarou-se contrário à proposta do futuro governo federal de criação da Secretaria do Negro, justificando que tal medida caracteriza a criação de guetos. A entidade defende a universalização das políticas públicas em relação ao negro, acrescentou.

Ao agradecer a homenagem, Feldman disse que a Assembléia vai avaliar a possibilidade de criar um espaço permanente, dentro do Palácio 9 de Julho, para homenagear Zumbi dos Palmares.

Entidade nacional

A Medalha Zumbi dos Palmares e João Cândido - herói da Revolta da Chibata (1910), que acabou com a violência dos castigos corporais na marinha brasileira - foi criada em setembro deste ano, na segunda reunião anual do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB), realizada no Rio de Janeiro. O CNAB, fundado em 1995, em São Paulo, é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, que atua para favorecer a constituição de uma comunidade negra mais consciente e participativa.

Com representação em várias partes do país, atua também na defesa dos direitos humanos do cidadão e na formação profissional de afro-descendentes, além debater e defender o estabelecimento e ampliação de políticas de ações afirmativas, com destaque para a implementação imediata da política de cotas para atender à comunidade negra.

O Dia Nacional da Consciência Negra reverencia a memória de Zumbi, líder da resistência contra a escravidão que se organizou no Quilombo dos Palmares, há 307 anos.

alesp