A linguagem essencial de Leny Basílio: total fusão da forma e da luz

Emanuel von Lauenstein Massarani
23/05/2003 15:27

Compartilhar:


Nos caminhos da atual sociedade tecnológica, a pintura de Leny Basílio se insere com a força de uma linguagem intimamente ligada às sugestões de um sinal evocativo que traça as linhas de uma paisagem aérea, de um universo revisitado.

Trata-se de um modo de pintar que encontra, na sutil tensão das estruturas, na reevocação lírica das imagens, no absoluto equilíbrio da composição, a mais imediata resposta a um discurso que se desenrola segundo uma precisa busca de conteúdos e de problemas existenciais nos quais o ser humano está sempre ao centro de sua visão.

Em tal dimensão, Leny Basílio elabora uma linguagem essencial, na seqüência da qual vibram alternativamente motivos policromáticos em total fusão de forma e de luz. Um pintar, enfim, que produz uma intensa luminosidade que penetra todas as formas, envolvendo-as e tornando-as preciosas, onde cada tensão é distribuída sobre os contornos.

Em sua obra é evidente a dissolução fluida da cor na atmosfera. A linha de contorno acompanha o ritmo da composição, na qual os volumes assumem uma leveza impalpável. Leny Basílio, na obra Vôo sobre o Mar, doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, aproveita a horizontalidade das estruturas, a pureza das linhas e a força da cor para alcançar a mensagem que engloba em si mesma as emoções mais profundas da vida.

A artista

Leny Basílio, pseudônimo artístico de Leny Lopes Faria Basílio, nasceu em Avaí, Estado de São Paulo, em 1927. Desde muito cedo apaixonou-se pela pintura, mas há cerca de dez anos a exerce com dedicação e intensidade. Realizou curso de pintura com diversos mestres na Galeria Fin-Art a partir de 1992.

Recebeu diversos prêmios de aquisição, menções honrosas e medalhas no decorrer desse anos.

Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, entre elas: Galeria de Arte Fin-Arte (1992); Salão de Artes Plásticas da Biblioteca Municipal Presidente Kennedy, SP; XII Interart; Salão da Associação Prudentina de Esportes Atléticos (1993); Espaço Caixa Econômica Federal; Espaço Banco do Brasil (1994); Atelier Matisse Blue Life; Galeria de Artes do Embu; VIII Salão de Artes Plásticas de Pinheiros (1995); Espaço Shopping Center Tamboré; Galeria de Arte Arlete Mello; Exposição Agro Road (1996); Espaço Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo; Espaço Ipê Clube; III Salão de Artes Plásticas do Jornal das Artes (1997); IX Coletiva de Arte da Galeria Arlete Mello; 12ª Coletânea de Arte, Galeria Arlete Mello; Espaço Cultural Sarah Peraçoli, Shopping Raposo Tavares (1998); Exposição Itinerante "Arte Perto de Você", Shopping Raposo Tavares; Espaço Cultural Árabe Sírio no Brasil (1999); Espaço Cultural Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (2000/2001 e 2002).

alesp