Guararema terá expansão da rede de esgoto


22/03/2005 16:52

Compartilhar:


A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) deverá iniciar em maio a expansão da rede de esgoto no município de Guararema. Orçadas em R$ 18,480 milhões, as obras consistem na implantação de um total de 25,5 quilômetros de tubulações de coleta, de 13 estações elevatórias Para executar os serviços, foi escolhida a empresa Buzolin, que venceu a licitação aberta pela estatal. A ganhadora terá um prazo de quatro anos para concluir os serviços, a contar do início das obras. Depois de tudo pronto, a Sabesp tratará 100% do esgoto coletado na cidade e a rede abrangerá 67% do município, contra os 57% de hoje.

A informação sobre a selecionada pela concorrência foi transmitida em 17/3, pelo secretário de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado, Mauro Arce, ao deputado estadual Luís Carlos Gondim Teixeira (PL). O resultado foi divulgado em 18/3 no Diário Oficial do Estado.

O parlamentar vem fazendo esse pedido desde 2001, para atender a uma reivindicação da população do município. Para isso, Gondim apresentou diversas moções, indicações e emendas ao Orçamento do Estado.

Também fez esse pleito em audiências diretas com o secretário e com o governador Geraldo Akclmin (PSDB).

O município de Guararema foi incluído numa concorrência internacional aberta pela Sabesp para um pacote de obras destinado ao Vale do Paraíba. Ao todo, são dois projetos beneficiando toda a cidade. O primeiro deles prevê a instalação de nove estações de bombeamento, 16,1 quilômetros de tubulações. Destes, 2,3 quilômetros serão de rede coletora, 6 quilômetros de coletores- tronco e 7,8 quilômetros de emissário. Esse último ficará responsável por levar os resíduos para uma unidade de tratamento.

O outro projeto é destinado para o distrito do Parateí. Essa etapa consiste na implantação de quatro estações elevatórias, sete quilômetros de rede coletora e 2,4 quilômetros de emissário, além de outra estação de tratamento de esgoto.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp