CPI ouvirá presidente da AES Eletropaulo

Também será ouvido o ex-presidente da VBC Energia, que arrematou a CPFL
10/03/2008 20:20

Compartilhar:


Constituída para apurar possíveis irregularidades no processo de venda do controle acionário da estatal de distribuição de energia elétrica, a CPI da Eletropaulo, presidida pelo deputado Antonio Mentor (PT), ouvirá nesta terça-feira, 11/3, o diretor presidente da AES Eletropaulo, Britaldo Pedrosa Soares.

O requerimento de convocação de Soares, na condição de testemunha, foi aprovado em, 23/10/2007, quando ele respondia pelo cargo de vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da AES Tietê e Eletropaulo. Também será ouvido nesta terça-feira José Guimarães Monforte, ex-presidente da VBC Energia, líder do consórcio que arrematou a CPFL.

Com os trabalhos prorrogados, CPI da Eletropaulo deverá encerrar seus trabalhos em 16/6/2006, prazo final para a votação relatório do relatório que concluirá se houve ou não irregularidades no processo de privatização da energética, bem como na concessão de financiamento do BNDES à multinacional AES, que adquiriu o controle acionário da empresa.

Entre as pessoas que já depuseram na CPI estão: a procuradora federal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Simone Leite Ferreira; o advogado Paulo Nogueira Cunha, autor de ação popular contra a privatização, Eduardo Berrini, ex-presidente da Eletropaulo; a ex-diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Elena Landau; Antonio Carlos dos Reis (Salim), presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo; e o engenheiro Wilson Pinto Ferreira Júnior, diretor-presidente da CPFL.

Na última reunião, em 4/3, o presidente da CPI leu resposta oficial do BNDES a ofício que solicitava documentação sobre reunião que deliberou sobre financiamento da AES, bem como estudos técnicos que embasaram a decisão. Na resposta, o banco informou que não forneceria a documentação solicitada, e que a CPI estaria "desbordando limites de atribuições constitucionais". A comissão encaminhou a questão à Procuradoria do Legislativo paulista.

A CPI da Eletropaulo é presidida por Antonio Mentor (PT) e tem como relator João Caramez (PSDB). São ainda membros da comissão Aldo Demarchi (DEM), José Augusto (PSDB), Edson Giriboni (PV), José Bittencourt (PDT), Roque Barbiere (PTB), Carlinhos Almeida (PT) e Jonas Donizette (PSB).

alesp