Críticas à política de saúde


08/04/2010 15:18

Compartilhar:


No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o deputado Fausto Figueira (PT) ocupou a tribuna da Assembleia para lamentar a precariedade do atendimento de saúde no Estado de São Paulo e cobrar do governo paulista remuneração digna aos servidores públicos do setor. Segundo ele, entre 2001 a 2009, o governo do Estado deixou de aplicar R$ 3,2 bilhões no setor, o suficiente para construção de 70 hospitais com 200 leitos cada.

Tramita na Assembleia projeto do deputado para regulamentar os gastos com saúde no Estado. "O projeto trata da emenda à Constituição Federal 29, que estabelece o percentual mínimo de 12% para aplicação na saúde, e que em nosso Estado deveria evitar exatamente que esses recursos sejam utilizados indevidamente", explica Figueira.

Figueira alertou também para a política de ampla divulgação adotada pelo governo paulista, que esconde vários equívocos. "A construção dos AMEs, por exemplo, beneficia uma parcela da população, mas há problemas na sua estruturação, com falsas cooperativas, contratação de médicos burlando direitos trabalhistas, sem estarem vinculados ao SUS", afirma. O parlamentar entende que "esses mecanismos falsos facilitam teoricamente a vida do cidadão, mas a rigor estão criando problemas como, por exemplo, a questão trabalhista que virá em consequencia dessas falsas cooperativas hoje contratadas pelo Estado".



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp