Frente apoia CPI para investigar cartel do suco de laranja


24/03/2010 17:25

Compartilhar:


Davi Zaia (PPS) voltou a falar na tribuna da Assembleia sobre o cartel da indústria do suco de laranja. Como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura, ele manifestou apoio ao pedido de CPI protocolado pelo deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), que pretende investigar as denúncias de cartel, reafirmadas recentemente pelo empresário Dino Tofini, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

Na entrevista publicada em 15/3, o empresário, ex-proprietário da CTM Sucos, confessou ter participado de reuniões nas quais os preços pagos pela laranja eram acertados de comum acordo. As indústrias ainda escolhiam os produtores de quem a fruta seria comprada. O ex-industrial e atual plantador de cana-de-açúcar, disse que a prática ainda persiste no mercado.

O deputado Davi Zaia defende o aprofundamento das investigações que remontam a 2006, quando a Secretaria de Defesa Econômica, em Brasília, iniciou negociações com as indústrias do setor. Na sequência, a Polícia Federal recolheu documentos nas indústrias que comprovavam o cartel.



dzaia@al.sp.gov.br

alesp