Deputado solicita apuração sobre epidemia de dengue


19/03/2010 17:03

Compartilhar:


O deputado Fausto Figueira (PT) encaminhou representação ao Ministério Público Estadual pedindo que sejam apuradas eventuais responsabilidades pela omissão do Estado ao não reconhecer a epidemia de dengue nos municípios da Baixada Santista. "O quadro de epidemia já foi decretado pela prefeitura de Guarujá. A prefeitura de Praia Grande instalou tendas para atendimento mais rápido dos pacientes e a cidade de São Vicente admite a epidemia", disse o deputado na sua representação. "No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde reluta em admitir essa epidemia, o que gera riscos para a população, uma vez que o enfrentamento dessa doença, com as características graves que está assumindo na Baixada Santista, não vem sendo realizado da maneira mais adequada", completou.

Figueira, que é médico e presidente da Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia Legislativa, encaminhou a denúncia aos promotores de Justiça Clever Rodolfo Carvalho Vasconcelos e Eduardo Antonio Taves Romero.

O parlamentar enumera uma série de argumentos para justificar o pedido de apuração: "Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica, no período de 1997 a 2009, a Baixada Santista teve confirmados 83.109 casos de dengue, sendo que 37.674 casos corresponderam à cidade de Santos. Mas os epidemiologistas estimam que, para cada caso confirmado, existem outros dez pacientes infectados e que tiveram casos subclínicos ou assintomáticos".



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp