Deputado Claury quer Vara da Justiça Federal em Ourinhos

Parlamentar terá audiência esta semana com o desembargador José Kallás
12/12/2000 17:35

Compartilhar:


Desde que anunciou a criação das 4.ª e 5.ª Varas Judiciais para a Comarca de Ourinhos, assim como a conquista dos recursos para a ampliação do Fórum local, o deputado estadual Claury Alves da Silva (PTB) vem trabalhando no projeto que objetiva a instalação de uma Vara Judicial Federal no município. Nesta quarta-feira, 13/12, Claury se encontra com o desembargador federal presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul) José Kallás. Na audiência, para a qual o deputado Claury convidou outros ourinhenses, será formalizado o pedido.

"O número de processos gerados em Ourinhos e nos municípios vizinhos que tramitam em instância federal justificam nossa reivindicação", calcula. Avaliação feita pelo deputado e inserida no projeto que anexará ao pedido indica que há uma demanda de 4.500 processos, aproximadamente, na região. "Isso sem considerarmos os processos de natureza criminal, ações que hoje possuem até 50 autores e a demanda contida, já que muitos não se encorajam a procurar a Justiça Federal justamente por não existir uma Vara próxima", pondera o deputado.

Segundo Claury, a instalação de uma Vara Federal propiciará a abertura de mais de vinte postos de trabalho diretos, além dos serviços terceirizados. Também os setores comercial e de prestação de serviços do município terão um importante incremento, seja com a geração de mais empregos ou com a conseqüente atração de visitantes. Claury estima que, uma vez criada, a jurisdição da subseção da Justiça Federal abrangerá cerca de 28 cidades. "Será, sem dúvida nenhuma, mais um fator de atração para Ourinhos, que terá interferência positiva direta em sua economia", diz.

Outro fator que o deputado acredita que irá colaborar para o êxito de seu pleito é a disposição do prefeito eleito Claudemir Alves da Silva (PTB). De acordo com Claury, o interesse do município é fundamental para a confirmação dessa conquista. "A Prefeitura tem que providenciar inicialmente o imóvel que irá abrigar a Vara Judicial Federal, para depois a União construir seu prédio próprio", explica. Conforme Claury, os prédios construídos pelo governo federal são projetados para abrigar até seis Varas.

Na audiência desta quarta-feira deverão estar presentes, além do deputado, o prefeito eleito Claudemir Alves da Silva, o vereador eleito José Roberto Nunes Safera, o atual vereador e próximo chefe de Gabinete da Prefeitura de Ourinhos, João da Luz, o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gilberto Bernardini, e o procurador federal do INSS, José Renato Lara Resende.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Claury Alves da Silva - 3886-6383/6859)

alesp