Deputada Prandi é favorável a novo terminal para navios de passageiros na Baixada


23/01/2001 18:49

Compartilhar:


A implantação de um novo terminal para atracação de navios de passageiros seria muito importante para a Baixada Santista, atraindo mais transatlânticos, oferecendo atendimento de melhor qualidade e gerando empregos na região. A opinião é da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que afirma ser totalmente favorável à implantação de mais um berço para atracação dessas embarcações na região. A proposta foi feita pelo secretário estadual de Esportes e Turismo, Marcos Arbaitman, e já despertou interesse num grupo de empresários dispostos a investir na construção de um terminal no Guarujá.

"Sem dúvida, essa competitividade seria importante para a região, que poderia ser escala de mais roteiros de transatlânticos. Além disso, forçaria a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos turistas que embarcam e desembarcam no Porto de Santos", afirma Prandi, lembrando dos sucessivos transtornos causados nas últimas temporadas em função da falta de instalações adequadas no Terminal da Concais e dos problemas com o calado para atracação das embarcações de maior porte no Armazém 25. "O Porto foi totalmente fatiado sob a alegação de que a concorrência entre os terminais aumentaria a qualidade e a produtividade, reduzindo os custos. Nada mais correto que esta concorrência também atinja o transporte de passageiros", enfatiza a parlamentar.

PORTO REGIONALIZADO - Autora da Lei 9.511/97, que autoriza o governo estadual a celebrar convênio com a União e os municípios para regionalizar a administração do Porto de Santos, a deputada voltou a defender a regionalização da autoridade portuária. "Assim, teríamos melhores condições de traçar projetos e metas, que irradiassem ganhos para toda região. Hoje, o que vemos é uma minoria privilegiada ganhando com os sucessivos recordes de produtividade, que não têm qualquer reflexo positivo para os trabalhadores e a economia regional", afirma.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Maria Lúcia Prandi - 3886-6848/6854)

alesp