Notas de Plenário


01/03/2007 20:47

Compartilhar:


Sociedade e Estado

"É importante que a sociedade civil participe das decisões do Estado", afirmou Henrique Pacheco (PT). Como exemplo, o deputado apontou os conselhos tutelares da criança e do adolescente e o júri popular. Henrique Pacheco disse ter participado em sua região de um conselho escolar. Nessa troca, pôde perceber que a escola e a representante da sociedade civil podem oxigenar-se com um novo olhar.

Quem prende

"Ontem, enquanto alguns governadores discutiam em Brasília medidas de combate à criminalidade, uma menina foi baleada", comentou Conte Lopes (PTB). Para o parlamentar, essas reuniões não decidem muita coisa. Ele insistiu para que seja valorizado o trabalho policial no Estado. E argumentou: "Eles é que prendem os bandidos". Lopes comparou os salários dos delegados de São Paulo, que recebem inicialmente R$ 3 mil, com os da Polícia Federal, que atingem R$ 12 mil, concluindo que esta disparidade é "um acinte".

Fissuras labiopalatais

O deputado Carlos Neder (PT) ressaltou a excelência do seminário sobre fendas e fissuras labiopalatais, realizado nesta quinta-feira, 1º/3, na Assembléia Legislativa. O deputado disse que essa deformidade pode ocorrer em uma de cada 650 crianças. O tratamento envolve, principalmente, especialistas em saúde bucal. Segundo o deputado, o evento organizado pela Associação Brasileira de Fissuras Palatinas reafirmou a importância do projeto de lei de sua autoria que visa instituir a Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina.

Louvação e lamento

"Ontem, os governadores dos Estados da Região Sudeste se reuniram com o presidente do Senado e da Câmara dos Deputados para discutir alternativas para a violência crescente que assola o país, especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Louvo a iniciativa dos parlamentares", declarou Donisete Braga (PT). Por outro lado, o deputado ressaltou que é lamentável constatar as reduções em investimentos em políticas públicas em nosso Estado. "Houve redução de 86% das verbas do Orçamento para a Secretaria da Juventude", exemplificou Braga.

Um olhar transformador

Henrique Pacheco (PT) afirmou que os conselhos de escolas constituem formas de gestão do ensino que deveriam ser conhecidas pelos representantes da sociedade civil. "Não basta lutarmos para a melhoria dos salários dos professores. É preciso haver um olhar transformador, uma mudança na maneira de entender a educação. E, para que isso ocorra, a responsabilidade de educar não deve se restringir ao professor, mas sim abranger toda a sociedade."

alesp