Stangarlini homenageia Fraternidade da Esperança


02/12/2002 17:14

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Comemorar os 40 anos da fundação da Fraternidade da Esperança, entidade de princípios católicos que presta assistência social, e homenagear o seu presidente, o italiano Ernesto Olivero, em visita ao Brasil: estes foram os motivos de sessão solene realizada na noite da última sexta-feira, 31/11, por solicitação do deputado José Carlos Stangarlini (PSDB). O parlamentar destacou a linha de trabalho da instituição, que é o Arsenal da Esperança e as diretrizes criadas por seu presidente.

Ao evento estiveram presentes, entre outros, Dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana (MG), que fez histórico sobre as obras sociais; Marta Terezinha Godinho, ex-secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, que recordou as atividades da entidade durante a gestão Mário Covas; Gianluca Cortese, cônsul-geral da Itália em São Paulo, que recordou sua visita à sede da Fraternidade da Esperança, em Turim; e Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, que falou da acolhida aos carentes, com o propósito de resgatar-lhes a dignidade humana.

Outras participações

Também falaram os senhores Luiz Francisco Lima Filho, antigo hóspede, e Renato Azevedo Farias, voluntário do Arsenal da Esperança, albergue que acolhe os necessitados, que deram depoimentos sobre seus trabalhos.

Durante a sessão, foi exibido o vídeo "Caminhei Tanto", e o Coral da Esperança, formado por hóspedes do Arsenal da Esperança, cantou as músicas "Amigo", de autoria de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, "Il Futuro" e "Povertà", ambas em italiano.

Ernesto Olivero falou de sua atuação como missionário, a partir de 1964, quando fundou o primeiro núcleo da Fraternidade da Esperança e fez dedicatória especial ao Papa João Paulo II. Em seguida, recebeu do senhor Cláudio Pazzili, representante da região de Piemonte, Itália, placa alusiva ao evento.

alesp