E a violência não pára

OPINIÃO - Afanasio Jazadji*
18/02/2005 15:57

Compartilhar:


Na noite de terça-feira, 15 de fevereiro, a Polícia prendeu dois dos seis assaltantes que entraram num edifício residencial do bairro da Bela Vista, em São Paulo, mas os outros quatro bandidos conseguiram fugir. Foi mais uma noite de terror patrocinada por criminosos que agem impunemente por meio de um tipo de ação tão conhecido da Polícia, mas, mesmo assim, freqüentemente repetido. Os ladrões, armados com revólveres, ameaçaram moradores do prédio de apartamentos e acabaram levando dinheiro, jóias e cartões de crédito.

Enquanto isso, persiste a absurda campanha para entrega ou devolução de armas em poder de pessoas de bem, que poderiam usá-las como defesa própria contra a constante ameaça dos bandidos. Ministros, governadores e até prefeitos vêm a público para, em cerimônias demagógicas, destruir armas. Esse não é o caminho!

Nunca os cidadãos e as empresas do Estado de São Paulo gastaram tanto dinheiro na proteção de vidas e de patrimônio como ocorre agora. Essa situação é uma característica não só da megalópole, a região metropolitana de São Paulo. As regiões de Campinas, Santos, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba passaram a ter casas que se transformaram em verdadeiras fortalezas, com muros altos e modernos equipamentos de segurança. Claro, não faltam também os guardas ou seguranças particulares, que nem sempre são garantia. Dos 500 mil seguranças do Estado, só 20% são legalizados. Os demais 80% oferecem riscos. Alguns são ligados até a assaltantes. E a polícia? Nada faz!

* Afanasio Jazadji é advogado, jornalista e deputado estadual pelo PFL

alesp