Da Tribuna


30/04/2009 21:26

Compartilhar:


Multimídia



Rui Falcão (PT) cobrou regulamentação do uso do painel multimídia do plenário, instrumento importante para que os debates possam ser ilustrados com dados, vídeos e reportagens, sem risco ao direito autoral. Segundo Falcão, é possível obter informações mais amplas, objetivas e atuais a respeito do governo federal do que do governo paulista. O parlamentar mencionou o "Caderno Destaques", do portal da Presidência da República, que contém balanço bimestral das ações estratégicas do governo em áreas como economia, planejamento social, saúde, educação e energia, de forma compacta. (SM)



Total descaso



Olímpio Gomes (PV) comentou a morte de dois policiais militares em serviço nesta madrugada: um cabo e um soldado da Polícia Militar, ambos do 10º Batalhão, foram mortos a tiros de fuzil sem qualquer chance de defesa. Para Gomes, é mais uma tragédia que demonstra o total descaso da Secretaria da Segurança Pública e do governador José Serra para com a categoria. Também lamentou que duas famílias ficarão desamparadas, duas pensionistas com cinco crianças. "Estamos assistindo uma propaganda mentirosa quando afirmam que os policiais estão bem equipados, com pistola 40", finalizou. (SM)



Governo omisso



Carlos Giannazi (PSOL) criticou o Estado por não realizar concurso público e obrigar as escolas a contratar funcionários através de cooperativas fantasmas agenciadoras de mão de obra. Giannazi lembrou do projeto de lei, aprovado pela Assembleia, que diz que o Estado não pode terceirizar o quadro de apoio das escolas estaduais. Infelizmente, segundo Giannazi, esses servidores vêm sendo demitidos e reivindicam na Justiça os seus direitos trabalhistas. Outra injustiça, segundo o deputado, é a cometida contra os diretores das APMs, pais dos próprios alunos que estão correndo risco de sofrer penhora de seus bens por conta dessas demissões, sem terem responsabilidade sobre o problema. (SM)



Situação absurda



Conte Lopes (PTB) lamentou a morte de dois policiais militares, citados pelo deputado Olimpio Gomes. Segundo o parlamentar, foi noticiado que a morte dos policiais foi elaborada pelo crime organizado. Para Conte, a situação é de difícil solução, o que faz lembrar os ataques sucessivos do PCC, ocorridos em 2006. "Será que vamos ter novamente uma ação como aquela?" O deputado crê que a situação na segurança pública é absurda e incontrolável, pois bandidos conseguem dominar os militares do Exército e roubar poderosas armas. (SM)



Programa Minha Casa



O deputado Simão Pedro (PT) falou sobre a assinatura do termo de adesão dos governos estadual e municipal ao Programa Minha Casa, lançado recentemente pelo governo federal. "Não tinha sentido o governo de São Paulo não participar do Minha Casa. Agora, 188 mil moradias serão construídas no Estado em dois anos." Outro assunto abordado foi a privatização da Linha 8 da CPTM pelo prazo de 30 anos. "O governo insiste em vender o Estado. Essa política não tem mais justificativa, já que o Estado vem aumentando sua arrecadação." (LP)



Pensando a saúde



"Ontem o secretário da Saúde, Barradas Barata, informou que será construído o Ambulatório Médico de Especialidade em Mauá", disse o deputado Donisete Braga (PT) ao comentar as necessidades na área da saúde da cidade. Braga lembrou que, com a parceria entre Estado e o município, o prefeito Oswaldo Dias, de Mauá, terá que construir a edificação para o Estado instalar os equipamentos. "Queríamos a construção de um hospital estadual. Contudo, o governo do Estado vai contribuir com recursos para a construção de um pronto-socorro na cidade." (LP)



Falar e nada mais



"Se Maquiavel teve um professor, ele morava no Palácio do Bandeirantes", declarou o deputado Adriano Diogo (PT) referindo-se à extinção da carteira previdenciária dos advogados, vinculada ao Ipesp. O parlamentar ainda questionou a exigência de autorização prévia por parte dos veículos de imprensa para a utilização dos recursos multimídia do painel eletrônico do plenário Juscelino Kubitschek com o objetivo de ilustrar debates com matérias. "Gastaram R$ 1,8 milhão no painel e podemos usá-lo apenas em festinhas, sessões solenes e outros saraus. Essa é a política da Assembleia Legislativa: é proibido enxergar e ouvir. Só é possível falar." (LP)



Pró-santas casas



O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) falou sobre sua audiência com o secretário-adjunto da Saúde para tratar dos problemas que as cidades que compõem o Consórcio Serras e Águas têm com relação ao funcionamento das santas casas. Os municípios pedem a ampliação do Programa Pró-santas casas com o objetivo de aumentar os atendimentos das pessoas que utilizam as rodovias Fernão Dias e D. Pedro, cujo trajeto passa pela região do consórcio. (LP)

alesp