Opinião - Menos de 42% dos veículos roubados são localizados pela Secretaria da Segurança Pública


13/08/2009 17:57

Compartilhar:


Nos primeiros seis meses de 2009 foram roubados ou furtados 93.200 veículos no Estado de São Paulo, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública divulgados por força da Lei 9.155/95, e foram localizados pela polícia apenas 38.948, conforme dados da própria Secretaria.

Tal fato demonstra que mais 54.352 (sem falar nos anos anteriores, é lógico!) veículos foram desmontados pelos desmanches clandestinos de veículos ou estão circulando pelas ruas em mãos alheias, servindo de instrumentos para outros roubos e até latrocínios, assassinatos e execuções.

O governador José Serra (PSDB) faz de conta que ele nada tem a ver com isto, afinal a responsabilidade é da polícia e dos proprietários que tiveram a infelicidade de estar no mesmo lugar e horário do assaltante ou de ter deixado o seu veículo estacionado em logradouros visados pelos bandidos, pois é fato que as pessoas sabem os lugares de maior incidência de crimes.

É verdade que todo mundo sabe os locais de maior incidência de crimes, mas onde estão os agentes de segurança que deveriam prendê-los? Onde está o governador e seus comandantes da área, que se omitem inclusive em relação à corrupção no setor? Por que não fecham os desmanches irregulares? Por que permitem o comércio ilegal de peças usadas de veículos desmontados? Com a palavra o Serra!

Só para refrescar a memória do sr. governador e de seus comandantes e agentes da área da segurança pública, as leis 12.521/2007 e 13.546/2009 permitem o fechamento de todos os desmanches clandestinos de veículos e também do comércio ilegal de peças de veículos desmontados, mas as leis precisam ser aplicadas pelo Poder Executivo.



*Vanderlei Siraque é deputado estadual pelo PT, vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e integrante da Comissão de Segurança Pública

alesp