Hospital Luzia de Pinho Melo precisa ser ampliado


15/08/2011 10:14

Compartilhar:


Foi apresentada em 11/8 indicação de Luiz Carlos Gondim (PPS) para que o governador Geraldo Alckmin determine ao secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, providências para realização de obras de ampliação do Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes.

No documento, Gondim fala sobre a falta de leitos para internação de pacientes na unidade de terapia intensiva (UTI) e atendimento no pronto-socorro e ambulatório de especialidades e a ampliação de leitos da unidade coronariana.

O hospital completa neste mês sete anos de funcionamento em sua nova fase, depois de ampliação. O sistema de gestão hospitalar se baseia no modelo das Organizações Sociais de Saúde (OSS.

Dados da Secretaria da Saúde mostram que aumentou o número de atendimentos no pronto-socorro chegam a 20 mil por mês, contra 11 mil na época anterior às obras. As cirurgias também tiveram crescimento de demanda, de 64 para 600 mensais, ou seja, um incremento de aproximadamente 830%.

De acordo com Gondim, na última década a população de Mogi das Cruzes passou de 200 mil para 400 mil habitantes. O número de moradores do Alto Tietê, que inclui dez município, passou de 1,2 milhão para 2 milhões de pessoas. Após sete anos da última reforma, o atendimento médico e ambulatorial e os leitos de UTI encontram-se praticamente saturados, tornando-se inadiável a realização de novas obras de ampliação.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp