Projeto de lei de Mariângela Duarte estabelece políticas públicas a portadores de hepatite


20/12/2000 17:22

Compartilhar:


A deputada estadual Mariângela Duarte (PT) protocolou projeto de lei que "define as diretrizes para uma política de prevenção e atenção integral à saúde da pessoa portadora de hepatite, no âmbito do Sistema Único de Saúde".

Na justificativa ao projeto, a parlamentar fez constar o alerta de renomados médicos, especialistas no tratamento de hepatite, de que a epidemia da doença já é uma realidade, tornando-se necessária a conscientização da população, além da oferta de tratamento adequado às pessoas portadoras da doença.

Hoje, já são cerca de 250 milhões de infectados pelo vírus da hepatite em todo o mundo e estima-se que cerca de 20% dos casos evoluam para cirrose e de 1 a 2% para câncer do fígado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a hepatite C já atinge 2% da população brasileira, representando 3 milhões de brasileiros infectados.

O projeto propõe a realização de campanhas informativas sobre a doença; a constituição de Grupo de Trabalho, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde; a previsão do fornecimento universal de medicamentos, insumos, materiais de autocontrole e auto-aplicação de medicações; e a implantação de Centros de Referência de Hepatite de caráter regional.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Mariângela Duarte - 3886-6548/6553)

alesp