3º Seminário de Capacitação discute Portal da Alesp


30/11/2005 21:40

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Com o objetivo principal de promover a descentralização de conteúdos do Portal da Assembléia Legislativa e organizar a sua inclusão distribuída de forma descentralizada, usando aplicativo de gestão de conteúdo VCM e ainda divulgar estatísticas de uso, o Comitê do Projeto Portal, com o apoio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), promoveu dia 25/11, o 3º Seminário de Capacitação.

O diretor presidente do ILP e também diretor do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional (Dido), Celso Matsuda, na abertura do encontro, anunciou várias ações na área de Tecnologia da Informação da Casa, como a elaboração do Plano Diretor de Informática, a melhoria da infra-estrutura de rede e a contratação de serviços com o objetivo de facilitar a navegação para o usuário e a usabilidade do Portal. O secretário geral de Administração, Benedito Dantas Chiaradia, relacionou a participação das unidades no Portal à consciência de estar construindo a melhoria de todo o Poder Legislativo.

Conjunto articulado

Ao explicar a importância de que os próprios elaboradores de informações e conteúdos sejam também publicadores no Portal, a coordenadora do Comitê do Portal, Tania Rodrigues Mendes, destacou que o Portal da ALESP é um conjunto articulado de gente, conteúdos e Tecnologia da Informação, organizado a partir da lógica de busca e das necessidades do usuário e não da estrutura da Casa.

O fluxo básico para orientação sobre como as unidades devem proceder para se tornarem publicadoras das informações que produzem e a matriz de responsabilidade de conteúdos, onde estão identificados os órgãos que já alimentam o Portal, foram apresentados por Edna M. S. Cymbaum, funcionária do Departamento de Informática, membro do Comitê responsável pela gestão. Edna resumiu o histórico da implantação do projeto, explicando o modelo conceitual, a gestão de conteúdos, a situação das bases de dados disponíveis.

Rogério R. Cisi, funcionário do Dido, líder do projeto, apresentou as características dos aplicativos VOP e VCM, adotados pelo Portal, as diferenças entre páginas dinâmicas, como a Agência de Notícias, e as páginas de conteúdos estáticos como as de estudos, esclarecendo que em alguns casos é necessário o desenvolvimento de sistemas especiais, como ocorreu para o sistema de agenda, administrado pela Divisão de Comunicação Social e alimentado por vários setores da ALESP.

Roberto Sturm, assessor do DIDO apresentou as estatísticas de uso do Portal da ALESP destacando alguns aspectos relevantes e o potencial de informações que elas fornecem para a avaliação direta do Portal e indireta da própria ALESP.

José Carlos Borges, diretor do Departamento de Comissões, João de Jesus Ângelo, diretor do Departamento Parlamentar e Silvia R. S. Rogeri, diretora da Divisão de Pesquisa Jurídica do DDI, relataram os trabalhos que desenvolvem como responsáveis pela alimentação dos conteúdos dos canais Comissões, deputados e Documentação e Informação, constantes do menu do Portal e que envolvem várias unidades da Casa.

Sugestões

Abertos os debates foram esclarecidas várias questões técnicas. Algumas sugestões dos participantes foram acatadas e devem ser incorporadas ao Plano de Trabalho do Comitê, como a criação de um canal de utilidade pública no Portal, para que o cidadão tenha acesso direto a serviços de utilidade pública disponíveis na ALESP, como o fornecimento de cédula de identidade.

O material apresentado pelos expositores ficará disponível no Portal, no link "sobre o Portal", no rodapé da homepage.

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