Parlamentar quer incluir Akimatsuri em calendário turístico


06/04/2005 16:37

Compartilhar:


O deputado estadual Luís Carlos Gondim Teixeira (PL) encaminhou um projeto de lei à Assembléia Legislativa que pede a inclusão do Akimatsuri (Festa de Outono) de Mogi das Cruzes no calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo. Organizado pela colônia japonesa, a festa entra na sua vigésima edição e será realizada entre os dias 7 e 10 de abril com a expectativa de receber 50 mil pessoas.

A proposta foi encaminhada nesta semana com objetivo de ampliar a divulgação da festa para outras regiões, além do Alto Tietê. O Akimatsuri já é divulgado informalmente no site da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Turismo do Estado, mas não existe um decreto ou uma lei estadual que o inclui no seu calendário.

Gondim explicou que outra finalidade desta iniciativa é mostrar as atividades dos agricultores descendentes de japoneses. Na cidade são aproximadamente 2 mil distribuídos em 18 mil hectares de propriedades rurais.

"Precisamos mostrar as atividades desses agricultores que abastecem grande parte deste e de outros estados", destacou Gondim. Atualmente a agricultura mogiana é responsável por 30% abastecimento de hortifrutigranjeiros de São Paulo e 5% do Rio de Janeiro.

Na cultura oriental, o evento serve para oferendar aos deuses os agradecimentos pela boa colheita e pelo bem-estar das pessoas. A palavra Akimatsuri pode ser desmembrada em duas: aki significa outono e matsuri corresponde a festa.

A festa começou a ser organizada em Mogi das Cruzes a partir de 1986 pelo Bunkyo no bairro do Cocuera. No ano seguinte, passou a acontecer no Centro Esportivo da Porteira Preta. Mas, no ano de 2003, a entidade passou a promover essas atividades no Centro de Integração Profissional (CIP) Deputado Maurício Nagib Najar, no bairro do Mogilar com intuito de facilitar o acesso do público.

Neste ano, o ingresso custa R$ 5 e crianças abaixo de 7 anos ou adultos com mais de 60 não pagam. Estudantes e professores pagam metade do preço mediante apresentação dos documentos. O CIP fica na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 560.

lcgondi@al.sp.gov.br

alesp