Opinião - Governo Serra distribui livros com palavrões


20/05/2009 18:35

Compartilhar:


Como pode? As crianças de São Paulo aprendem palavrões no material didático usado nas escolas do Estado! Isso é uma aberração, da qual tomei conhecimento em matéria publicada pela Folha de São Paulo.

A cartilha com conteúdo explicitamente pornográfico, machista e violento reúne histórias em quadrinhos produzidas por diferentes cartunistas com temas relacionados ao futebol. Os 1.216 exemplares distribuídos seriam utilizados para a alfabetização de estudantes que participam do Programa Ler e Escrever, anunciado como uma das grandes iniciativas do governo Serra na educação.

A Secretaria da Educação limitou-se a publicar nota informando que fará sindicância para apurar responsabilidades. Este não é o primeiro caso envolvendo material didático enviado às escolas com erros graves. Em março, alunos da 6ª série receberam livros em que o Paraguai aparecia duas vezes no mapa, uma linha do tempo informava que Cristóvão Colombo havia chegado a América em 1942, em plena II Guerra Mundial, e outros equívocos.

Por causa de material didático, a gestão de José Serra já é alvo de representação no Ministério Público Estadual, encaminhada por conta de contrato celebrado entre a Fundação para o Desenvolvimento da Educação e a Editora Abril. Não houve licitação para o contrato de R$ 3,74 milhões, firmado em outubro de 2008.

O governador Serra em entrevista à TV Globo declarou que a distribuição desses livros era uma "advertência de que este setor precisa funcionar melhor". Serra nem ficou vermelho em fazer uma declaração tão inútil, parecia que ao fazer a infeliz declaração o governador tinha descoberto a pólvora, a roda, lamentável...Essa é a educação promovida pelo desgoverno do PSDB no Estado de São Paulo.



*Enio Tatto é deputado estadual pelo PT

alesp