Vale do Paraíba receberá programa Melhor Caminho


19/02/2009 14:31

Compartilhar:


O secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado, João Sampaio Filho, recebeu nessa terça-feira, 17/02, os deputados que fazem parte da Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira para discutir a implantação do programa Melhor Caminho na região. De acordo com o deputado Padre Afonso Lobato (PV), o secretário garantiu que em maio a região será atendida.

"Vamos agora levar a questão ao Codivap para que cada município estabeleça suas prioridades", disse o parlamentar. O programa Melhor Caminho conta com maquinário para a melhoria de estradas rurais, utilizando-se da técnica de perenização do leito da estrada, melhorando as condições de tráfego. De acordo com Padre Afonso, cada município terá direito ao serviço num trecho que vai de 9 a 12 km.



Outras Reivindicações



Além do programa Melhor Caminho, outros temas foram discutidos com Sampaio, como a ampliação do programa Viva Leite na região e a instalação de galpões do agronegócio nos municípios de Guaratinguetá e Roseira. "Trata-se de um projeto interessante, que possibilita aos municípios disponibilizar um espaço para a comercialização da produção rural", disse Padre Afonso.

Na oportunidade os parlamentares também entregaram ao secretário pedidos de construção de oito pontes metálicas para Redenção da Serra e duas para Paraibuna. Tanto as pontes metálicas quanto os galpões fazem parte de um acordo entre o governo do Estado e uma empresa siderúrgica, para a amortização de dívidas fiscais da empresa, por meio da permuta com a estrutura metálica necessária aos projetos.

Finalmente, a pauta dos parlamentares com o secretário abordou a necessidade de implementação de programas de incentivo e fomento à pesca no Litoral Norte e Sul. "Com o novo zoneamento da APA do Litoral Norte houve algumas restrições à atividade dos pescadores, que acabaram sendo prejudicados", justifica Padre Afonso Lobato.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp