Empresas querem investir em Mogi, diz Junji Abe

Segundo o deputado, pelo menos 400 empregos diretos devem ser gerados
28/12/2000 14:58

Compartilhar:


Duas empresas metalúrgicas de São Paulo podem se instalar em Mogi das Cruzes, gerando cerca de 400 empregos diretos e pelo menos outros 1.500 indiretos. A afirmação é do deputado estadual Junji Abe (PSDB), prefeito eleito de Mogi das Cruzes, que esteve reunido com os empresários no final da tarde desta quarta-feira, 27/12. "Assim que assumirmos, vamos agilizar as negociações para que estas empresas se instalem o mais rápido possível em nosso município."

De acordo com Junji Abe, o diretor administrativo da Tecnocurva - Indústria de Peças Automobilísticas, Eliano Golin, afirmou que a empresa, que está localizada atualmente no bairro de Vila Nova York, na Zona Leste de São Paulo, e fornece peças tubulares e estamparia para as montadoras, precisa ampliar sua área - atualmente de 5 mil metros quadrados - para atender à demanda atual. "Daí nosso interesse em trazer a unidade para Mogi das Cruzes", assinalara.

O empresário lembrou que a empresa já solicitou a doação de uma área à Prefeitura de Mogi. "O processo está correndo há 18 meses. Viemos apresentar nossos projetos ao futuro prefeito da cidade e pedir apoio à nossa iniciativa", destacou, salientando que a empresa pretende construir a unidade fabril tão logo o projeto para doação da área seja aprovado. "Nossa intenção é iniciar as atividades até o final de 2001."

A empresa emprega atualmente 210 funcionários, mas com a ampliação, novas vagas deverão ser criadas. "Além disso, nossa meta é empregar moradores da cidade. Para alguns cargos estratégicos vamos manter funcionários da Capital, mas queremos que o nosso quadro seja composto por trabalhadores que morem no município."

Mais investimentos - A empresa Piatex Indústria e Comércio de Fiberglass também fornece peças para a indústria automobilística. Localizada no bairro de Interlagos, zona sul da Capital, emprega 110 funcionários e também precisa expandir suas instalações para atender aos pedidos. "Nosso principal problema é que o terreno em São Paulo é muito irregular, o que aumenta demasiadamente os custos para ampliação da fábrica, além de encarecer os custos de produção", esclarece o diretor comercial, Carlos Alberto de Freitas Zilig.

"A Prefeitura vai se esforçar para garantir a implantação destes dois empreendimentos em Mogi das Cruzes. Vamos estudar que tipos de incentivos poderemos conceder, sem prejudicar as finanças públicas", salientou o parlamentar, destacando que a criação de 400 empregos diretos gera pelo menos outros 1.600 indiretos, movimentando toda economia. "Desde as empresas fornecedoras de matéria prima, até o setor de serviços e o comércio, todos ganham com a vinda de novas indústrias.

Logística - Os dois empresários destacaram a localização estratégica de Mogi das Cruzes que facilita a implantação de uma logística adequada para escoamento da produção. "O fato de estarmos localizados próximo ao Aeroporto de Cumbica, do Porto de Santos e entre São Paulo e do Vale do Paraíba torna o município bastante atraente para novos investimentos", observa Junji. O diretor comercial da Tecnocurva lembra que muitos clientes da empresa estão situados nas proximidades. "Fornecemos para a Valtra-Valmet que fica em Mogi e também para indústrias do ABC, Vale do Paraíba, Guarulhos, entre outras. Portanto, a localização da cidade é excelente para nós".

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Junji Abe - 3886-6587/6596)

alesp