Emoção e defesa da dignidade humana foram a tônica da homenagem a Dom Paulo Evaristo Arns

Oradores ressaltam a coragem, luta por justiça, tolerância e paz que marcou a atuação do cardeal emérito de São Paulo
17/09/2001 19:56

Compartilhar:


DA REDAÇÃO com fotos

Reunidos no Auditório Franco Montoro, políticos, representantes de universidades, autoridades do poder executivo e judiciário, representantes de movimentos sociais, das pastorais da igreja católica e de diversas correntes religiosas saudaram os oitenta anos do cardeal emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns.

Por iniciativa do deputado Renato Simões(PT), do deputado federal Luís Eduardo Greenhalgh(PT/SP) e das pastorais sociais- São Paulo aconteceu nesta segunda-feira, 17/09, a homenagem ao cardeal.

Compuseram a mesa dos trabalhos, além do homenageado, o deputado Renato Simões, o deputado federal Luís Eduardo, o ex-ministro José Carlos Dias, a prefeita de Campinas Izalene Tiene, o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado Edson Luiz Vismona, o rabino Henry Sobel e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Walter Feldman(PSDB).

Nos diversos discursos proferidos foram lembrados os fatos marcantes da trajetória do religioso, que, segundo a unanimidade dos oradores, ressaltam como marcas pessoais a defesa da dignidade humana, o combate à intolerância e a busca obstinada da paz. Todos classificaram o cardeal como homem que sempre trouxe esperança e infundiu coragem, principalmente nos momentos que o país vivia uma ditadura militar.

"Dom Paulo é um exemplo de como, por mais difícil que seja a situação, é possível encontrar luz e reunir forças para superar com firmeza e serenidade as adversidades", afirmou Renato Simões.

alesp