Vetos emperram pauta da Assembléia Legislativa, diz parlamentar


26/03/2007 16:45

Compartilhar:


Em discurso na tribuna da Assembléia Legislativa em 22/3, o deputado Hamilton Pereira (PT) criticou o emperramento da pauta de votações da Casa. Do total de 338 pontos que estão na Ordem do Dia, 315 são vetos do governador a projetos de autoria de parlamentares.

O deputado ressaltou a necessidade de se debater, de maneira mais aprofundada, o Projeto de Lei 72/07, de autoria do governador José Serra, que autoriza o Poder Executivo a contrair empréstimo de US$ 450 milhões para implantação da linha 4 (Amarela) do Metrô. "O Executivo censura as iniciativas legislativas", observou.

"Por que o Legislativo tem que dar um cheque em branco para o governador, sem ao menos termos um laudo do IPT sobre a realidade dos problemas da linha 4 do Metrô?", indagou.

Hamilton Pereira destacou a gravidade do problema: um estudo desenvolvido pela liderança da bancada do PT informa que a construção da linha 4 do Metrô pelo Consórcio Via Amarela começou em maio de 2005, e vários acidentes graves aconteceram desde então. Um deles vitimou um operário, com o desabamento do túnel da estação Oscar Freire. "O mais trágico, com repercussão mundial, foi o desabamento do túnel da futura estação Pinheiros, em 12/1/2007, com sete vítimas fatais."

O relatório aponta também que o risco da obra ficou tão evidente que 17 frentes de obras foram paradas pelo Ministério Público Estadual, através do Termo de Ajuste de Conduta (TAC). "Nós estamos lidando com uma questão que custou a vida de sete pessoas e destruiu a história de outras dezenas que tiveram que abandonar suas casas", destacou Hamilton Pereira. "O mínimo que a Assembléia Legislativa tem de fazer é discutir a real necessidade e conveniência desse empréstimo", completou.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp