Assembléia valoriza a contribuição dos povos africanos


29/05/2003 15:50

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O reconhecimento aos povos africanos pela a contribuição na formação étnica, cultural e histórica da sociedade brasileira será celebrada em sessão solene na Assembléia Legislativa de São Paulo. A sessão solene faz parte do Dia da Libertação da África instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1972. Na abertura da solenidade, que ocorrerá amanhã às 20h no auditório Juscelino Kubistchek, o Hino Nacional brasileiro será tocado por tambores africanos para homenagear descendentes africanos, cônsules e embaixadores dos países africanos que estarão presentes no evento.

O quadro de incidências do vírus da AIDS em Moçambique será apresentado pela fundadora do Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp) e diretora do Centro Corsini, Silvia Bellucci.

Durante dois anos, Silvia desenvolveu pesquisas, projetos de prevenção e implantou o Alô Vida, uma espécie de Tele-aids, que fornece informações sobre o modo de contaminação, prevenção e encaminhamento médico. O Alô Vida é um dos instrumentos para reverter os altos indices da AIDS em Moçambique, que está entre os dez países que mais tem incidências da doença no mundo.

A Sessão Solene aos Povos Africanos é de iniciativa do deputado estadual Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho do PT, que avalia a celebração como uma forma de reconhecer e valorizar a cultura africana no Estado de São Paulo.

Haverá rezas em iorubá, apresentação de grupos de dança africana e distribuição de búzios que, antes da colonização, tinha valor monetário na África e hoje significa prosperidad.

alesp