Fórum Brasil - União Européia


05/11/2003 15:32

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS), membro da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa de São Paulo, participou do Fórum Brasil - União Européia: novas etapas, novas oportunidades, novas políticas sociais, realizado nos dias 29 e 30 de outubro, em São Paulo.

Durante o fórum, que teve como objetivo estreitar relações entre o Brasil e União Européia, foram destacados e analisados aspectos atuais destas relações - como perspectivas de comércio e investimentos - e as possibilidades em matéria de infraestrutura e comunicações, além de questões como fiscalização, segurança jurídica e política agrária.

O evento, organizado pela Fundação Euroamérica, reuniu a liderança empresarial dos dois países, além de autoridades.

Representando a União Européia, estiveram presentes o primeiro ministro da Espanha, José Maíra Aznar; o ex-ministro das Finanças da Espanha, Carlos Solchaga; o presidente do Conselho Econômico e Social da Espanha, Jaime Montalvo; a vice-presidente da Comissão do Mercado das Telecomunicações da Espanha, Elisa Robles Fraga; o secretário de Estado de Comércio e Turismo da Espanha, Franscisco Utrera; o ex-ministro de Assuntos Europeus do Reino Unido, Lord Garel-Jones; o ex-ministro de Administração Pública da Espanha, Joaquín Almunia, e o ex-Ministro das Finanças da França, Edmond Alphandéry.

Representando o Brasil, estiveram presentes o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o diretor de Estratégia do Grupo Santander, José Juan Ruiz; o secretário de Estado de Planejamento e Investimentos Estratégicos, Sebastião Soares; o secretário de Estado dos Transportes, Dario Rais Lopes, além do secretário executivo da Câmara de Comércio Exterior, Mário Mugnaini Júnior.

"Nos últimos anos, a Espanha se tornou um dos maiores investidores no Brasil. Para se ter uma idéia, empresas como Telefônica, OHL, Banco Santander, entre outras, foram responsáveis por grandes investimentos na área de infra-estrutura e na área financeira no país, afirmou Arnaldo Jardim.

Segundo o presidente da Fundação Euroamérica, Lord Tristan Garel-Jones, esta proposta já foi colocada em prática em outros países da América Latina, como Colômbia, México, Argentina, Chile e Peru. "Estamos otimistas com a oportunidade de consolidar as relações de intercâmbio e cooperação institucionais, empresariais e sociais entre o Brasil e a União Européia", afirmou.

Para Arnaldo Jardim, o debate foi muito oportuno para afinar normas legais, que dão sustentabilidade aos investimentos. "Quero destacar a oportunidade desse debate entre o Brasil e a União Européia, uma vez que temos focado a questão da Alca. Esta é uma oportunidade para se festejar, no momento em que o superávit comercial está, cada vez mais, calcado na nossa relação com a Ásia, especificamente com a China. Portanto, o nosso País é uma nação que pode fazer um jogo internacional e não apenas ficar restrito a esta dinâmica com a Alca", finalizou o deputado.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp