Comunicado do ILP sobre Curso de Extensão Universitária "Transformações da Democracia Representativa"


18/11/2002 17:32

Compartilhar:


ILP

O Instituto do Legislativo Paulista comunica aos inscritos em 1ª, 2ª e 3ª opção no curso "Transformações da Democracia Representativa" que as aulas terão início no dia 25/11/2002, às 18:30 horas, no Auditório Franco Montoro. Informamos que, devido a incontornáveis problemas de agenda dos professores envolvidos, o Curso "Reforma Administrativa, Reforma do Estado e Reforma Gerencial" foi adiado para o próximo ano.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO/UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA-UNESP

Programa de Formação Técnica e Política

Cursos de Extensão 2002

AS TRANSFORMAÇÕES DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA

Professores

Marco Aurélio Nogueira (Coordenador)

Milton Lahuerta

(e outros)

Duração: 32 horas

Aulas às 2ª feiras e 5ª feiras, das 18:00h às 22h - novembro/dezembro



OBJETIVOS

A democracia representativa tem sido a forma por excelência dos sistemas políticos modernos e contemporâneos. Seus institutos, valores e procedimentos ocupam lugar de peso no Estado e na cultura política de nossas sociedades. Apesar disto, ao longo das últimas décadas, cresceu muito a "má vontade" dos cidadãos com relação ao que passou a ser chamado de "ineficiência" do sistema democrático e representativo. Partidos, assembléias legislativas e políticos começaram a ser vistos com um crescente espírito de animosidade e desconfiança.

Qual o sentido atual da democracia representativa? Como imaginar sua reconstrução ou seu fortalecimento num contexto em que se complicam as relações entre Estado, mercado e sociedade civil, e no qual a política parece estar se despojando tanto dos sujeitos e protagonistas que a animaram até hoje, como dos elementos éticos e culturais que a ela transferiram, ao longo do tempo, paixão e força propulsora?

Tomando como base os fenômenos de crise do Estado, massificação e individualização nas sociedades contemporâneas, o curso procurará considerar os efeitos mais imediatamente políticos do fenômeno da globalização e do delineamento de uma "sociedade da informação". Deste modo, serão analisados os limites e as virtudes da democracia representativa no contexto atual, onde ganham maior peso relativo as exigências de participação e de novas formas de governo, gestão e organização.

- CONTEÚDO Sociedade civil, participação política e democracia representativa



- A sociedade da informação e a política como espetáculo

- Mídia, informação e imagem: vídeopolítica, tecnopolítica, política virtual

- A "era dos direitos" e os problemas da cidadania

- Democracia e eficiência

- Poder Executivo e Poder Legislativo

- A questão da sociedade civil

- Partidos, movimentos sociais e organizações não-governamentais

alesp