Frente discute cidadania e qualidade de vida na Terceira Idade


18/10/2005 17:23

Compartilhar:


Enriquecimento cultural do tempo livre: cidadania e qualidade de vida para a pessoa idosa. Este é o tema da 26ª audiência pública da Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável, que acontece nesta quarta-feira, 19/10, às 14h, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa. Sob coordenação da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), o evento terá como convidado especial o sociólogo Célio Nori, mestre em Estudos do Lazer pela Unicamp e gerente do Sesc de Santos.

"Com toda experiência pessoal e trabalho realizado pelo Sesc, o professor Célio tem muito a contribuir na formulação de propostas para implementação de atividades culturais e de lazer voltadas à Terceira Idade. Estou certa de que será uma discussão muito enriquecedora, que trará grande contribuição para o dia-a-dia dos participantes e para novas ações", enfatiza a deputada Prandi, que há quatro anos criou e coordena a Frente Parlamentar.

O Sesc é pioneiro no desenvolvimento de ações direcionadas aos idosos. O trabalho da instituição voltado para este segmento começou a ser desenvolvido há quase 50 anos. Hoje, o trabalho social do Sesc atende cerca de 130 mil idosos de 25 estados brasileiros, tornando-se referência nacional na área. "É um trabalho brilhante, que deve sempre ser destacado", enfatiza Prandi.

Além dos grupos de convivência e das escolas abertas da terceira idade, os idosos usufruem de artesanato, literatura, cinema, saúde e turismo nos centros de atividades. Os esforços da entidade também são dirigidos para a área de Gerontologia Social, com estudos sobre o envelhecimento humano e suas conseqüências para a sociedade.

A instituição atua, ainda, na formação de recursos humanos na área, oferecendo cursos e pesquisas. Com a Universidade Federal Fluminense, o SESC Nacional elaborou curso de aperfeiçoamento em Geriatria e Gerontologia Social, para técnicos da entidade nos estados. A incursão na área de Gerontologia gerou também a produção de literatura técnica, como a revista "A Terceira Idade", do SESC São Paulo, e livros especializados.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp