Fórum Regional Pró-Desarmamento será lançado em Sorocaba


21/06/2005 09:56

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Será lançado em Sorocaba, na próxima sexta-feira, 24/6, o Fórum Regional Pró-Desarmamento, que criará e coordenará o Comitê pela Defesa do Voto a Favor da proibição do comércio de armas de fogo e munição para particulares, durante o Referendo Popular que deverá acontecer em 23 de outubro, conforme estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A mobilização para o lançamento do Fórum vem sendo realizada desde o dia 24/5, sob a coordenação de uma comissão formada pelo deputado Hamilton Pereira (PT), pela Subsede da CUT Sorocaba, pela OAB Sorocaba e pelos vereadores Francisco França e Arnô Pereira, ambos do PT. Segundo os organizadores, cerca de 100 entidades sociais estão sendo convidadas para o lançamento do Fórum, que é aberto ao público e acontecerá às 19h, no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

O evento contará com a participação do deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT), que é autor do Estatuto do Desarmamento, e da coordenadora do projeto da Rede pelo Desarmamento do Instituto Sou da Paz, Beatriz Silva Cruz. O objetivo do lançamento é ampliar o Fórum para que o maior número possível de entidades participe e colabore com a campanha.

Através do Referendo Popular, os 121 milhões de eleitores brasileiros deverão, obrigatoriamente, votar através das urnas eletrônicas e decidir sobre a proibição do comércio de armas. Previsto no Estatuto do Desarmamento, o Referendo já foi autorizado pelo Senado e pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e, para que possa ser realizado em outubro, deve ser aprovado ainda esse mês pelo Plenário da Câmara.

Em caso de aprovação do referendo popular por maioria simples do eleitorado nacional, a venda de armas será permitida apenas para as Forças Armadas, polícias estaduais e federais; guardas municipais, Presidência da República (Agência Brasileira de Inteligência e Gabinete de Segurança Institucional), penitenciárias, guardas portuárias, empresas de segurança e de transportes de valores, além das entidades desportivas de tiro legalmente constituídas.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região localiza-se na rua Júlio Hanser, 140, próximo à rodoviária. Maiores Informações podem ser obtidas na Subsede da CUT Sorocaba, pelo telefone (15) 3231-6046.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp