Programa da TV Bandeirantes vai abordar tráfico de pessoas


27/05/2010 14:53

Compartilhar:


Na tarde da próxima sexta-feira (28/5), às 15h, o programa Boa Tarde, da TV Bandeirantes, abordará o tema do evento "1º Encontro Estadual sobre Tráfico de Pessoas" que, por iniciativa do deputado Fernando Capez (PSDB), aconteceu no dia 18/5, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), o tráfico de pessoas movimenta 12 bilhões de dólares por ano. Mas, segundo os participantes do evento, esse número vem aumentando, podendo ultrapassar os 20 bilhões.

Segundo Capez, a ideia foi para chamar a atenção de todos sobre essa realidade, que vem aumentando a cada dia. "Convidei os maiores juristas do Brasil, Damásio de Jesus, Marco Antonio Marques da Silva e Vicente Greco Filho, os quais destacaram detalhes importantes sobre o tráfico de pessoas no Brasil e no mundo".

O parlamentar destacou que o tráfico de pessoas é uma das mais graves violações aos direitos humanos. "As vítimas são seduzidas por promessas de trabalho lícito, em território estrangeiro ou nacional, mas, chegando ao seu destino, são submetidas à exploração sexual, ao trabalho forçado, à servidão ou à remoção de órgãos. O crime movimenta mais de US$ 20 bilhões ao ano, de onde surge a necessidade de mobilizar a sociedade no sentido de combater prática tão execrável, que coloca em perigo bens jurídicos de importância vital para o Estado Democrático de Direito", disse Capez.



fcapez@al.sp.gov.br

alesp