Criação da terceira vara na comarca de Ibitinga


10/05/2007 18:52

Compartilhar:


O deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) reiterou ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Celso Limongi, providências no sentido de viabilizar a criação da Terceira Vara de Justiça na comarca da estância turística de Ibitinga. "A referida comarca é composta pelo próprio município e pelas cidades de Iacanga e Tabatinga, além dos distritos de Curupá e Cambaratiba, possuindo uma média de 28 mil processos a serem avaliados e julgados", explica Pedro Tobias em seu documento enviado ao presidente do TJ.

O deputado lembra que, atualmente, a comarca de Ibitinga conta com apenas duas varas judiciais, onde atuam dois juízes e dois promotores. Em decorrência do pequeno número de varas e da grande demanda de processos, Pedro Tobias avalia que a tramitação processual fica prejudicada. "Diante dessa situação, acredito ser necessária a criação da terceira vara na comarca de Ibitinga para agilização do atendimento à comunidade e, assim, resolver o grande número de processos que tramitam nas duas varas já instaladas", ressalta o parlamentar tucano.

Ainda visando sensibilizar o presidente do TJ sobre a importância da instalação de mais uma vara judicial na comarca de Ibitinga, o deputado Pedro Tobias cita como exemplo a instituição de uma terceira vara nas cidades de Matão e Novo Horizonte, que possuem uma média de 26 mil processos para serem julgados, ou seja, 2 mil a menos do que na comarca de Ibitinga. "Tal conquista ocasionou uma excelente ajuda no andamento dos trabalhos judiciais das citadas comarcas", salienta Pedro Tobias, atendendo solicitação do prefeito de Ibitinga, Florisvaldo Antonio Fiorentino (PSDB), e da Câmara Municipal.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp