Esperança marca abertura do Parlamento Jovem

Jovens deputados vêem atividade parlamentar como caminho para mudar o país
21/11/2002 20:18

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Os 94 eleitos para a 4ª edição do Parlamento Jovem de São Paulo tiveram seu primeiro contato com a estrutura e o funcionamento do Legislativo na tarde desta quinta-feira, 21/11. Depois do credenciamento, no hotel, os estudantes foram recebidos na Assembléia Legislativa pelos integrantes da Mesa Diretora da Casa e por outros parlamentares.

Em seu discurso de acolhida, o presidente Walter Feldman destacou a importância do Poder Legislativo na definição dos destinos do Estado e a tarefa educativa do Parlamento Jovem. "É com iniciativas como esta que os jovens podem começar a acreditar na política como o caminho por excelência para construir um país melhor", disse ele.

Exercitando política

Foi apostando nesse poder transformador da atividade política que Guilherme Filizzola, 12 anos, resolveu se candidatar a deputado jovem pelo "Partido da Segurança". Aluno da 6ª série do Centro Educacional Pluri, de Presidente Prudente, ele apresentou um projeto de lei que determina a construção de presídios em áreas distantes dos centros urbanos e exige a criação de cursos profissionalizantes para detentos. "Gosto de política, vou ser político e quero contribuir para mudar este país", afirma Guilherme.

Os direitos humanos são a preocupação de Jéssica Silva, aluna da 8ª série da Escola Estadual República do Uruguai, no bairro da Penha, Zona Leste da Capital. Seu projeto assegura a todo réu primário o direito de retorno ao emprego que tinha antes de ser condenado. "Decidi me candidatar para ser a porta-voz daqueles que não têm oportunidade de fazer valer seus direitos", garante.

Jéssica é já uma comprovação dos efeitos positivos do Parlamento Jovem. De acordo com sua acompanhante, a professora de Português Lúcia Silva, o desempenho escolar da estudante, antes marcado pelo desinteresse, apresentou uma grande melhora depois da decisão de se candidatar. "Foi importante para o resgate de sua auto-estima", declarou a professora.

Para Cibele Odete Palopoli, que cursa a 7ª série no Colégio Irene Bargieri, de Peruíbe, "os jovens são o futuro e devem aprender a participar das decisões políticas". O projeto apresentado por Cibele cria programas municipais de adequação e requalificação profissional para cidadãos acima de 40 anos.

Partidos

Cada um dos inscritos para o Parlamento Jovem teve de escolher um partido temático, de acordo com o assunto tratado no trabalho em forma de projeto de lei que apresentaram no momento da inscrição. Por exemplo: se um candidato apresentou um "projeto de lei" para melhorar a agricultura em uma determinada região do Estado, teve de se inscrever no Partido da Agricultura. Ao todo, são 12 partidos, mas o que concentrou o maior número de candidatos foi o da Educação, com 107 projetos.

As atividades dos eleitos começaram no dia anterior ao da sessão, programada para esta sexta-feira, com a chegada ao hotel e o cadastramento. À tarde, os deputados jovens dirigiram-se para o Palácio 9 de Julho, onde foram recebidos pelo presidente da Assembléia e participaram de uma palestra sobre o funcionamento do Poder Legislativo, ministrada pelo secretário geral parlamentar da Casa, Auro Augusto Caliman. Depois do jantar, montam as três chapas que concorrerão à mesa diretora dos trabalhos.

A sessão do Parlamento Jovem dura o dia inteiro. Terá início às 9 horas da manhã, com a diplomação e a posse dos deputados. Seguem-se a eleição da Mesa Diretora e a discussão e votação dos projetos.

alesp