Prudente de Moraes: cidadania e civilidade


09/12/2002 17:08

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa de São Paulo realizou na noite da última sexta-feira, 6/12, sessão solene para lembrar o centenário de morte de Prudente de Moraes, por solicitação da deputada Maria do Carmo Piunti, que presidiu os trabalhos. A parlamentar falou de sua honra em homenagear o primeiro presidente civil da República, que nasceu na cidade de Itu. O prefeito da cidade, Lázaro José Piunti, afirmou que é necessário um retorno ao aprendizado da cidadania e da civilidade, características do pranteado. O prefeito de Piracicaba, José Machado, cidade na qual Prudente de Moraes morou e teve um escritório de advocacia, que compõe o museu que leva seu nome, destacou a preocupação com os direitos humanos, justiça e liberdade que moviam a autoridade.

O diretor do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Roberto Machado de Carvalho, também secretário da Cultura de Itu, recordou que Prudente de Moraes viveu a maior parte de sua vida no período do Império. O professor Rubem Murilo Leão Rego, representando o reitor da Unicamp, lembrou de sua participação como membro da comissão organizadora dos eventos comemorativos do centenário de Prudente de Morais.

Ao evento estiveram presentes familiares de Prudente de Moraes, entre elas a bisneta Maria da Glória Silveira Mello, que recordou as necessidades sociais do povo brasileiro.

Durante os pronunciamentos, o Quarteto Tristão Júnior, da cidade de Itu, apresentou as músicas "Pisando em Flores", "Sonhar é Viver" e "Neguinha Vem Cá", as duas últimas criadas pelo maestro Silvestre Pereira de Oliveira; "Garoa" e "Venenoso", ambas de Nabor Pires de Camargo; e "Ave Maria", de Herotildes de Campos.

A deputada Maria do Carmo Piunti fez convite para a exposição "Retratos de Família", que está sendo realizada no Museu Prudente de Moraes, em Piracicaba.

alesp