Notas de Plenário


23/06/2008 20:00

Compartilhar:


Fatos distorcidos



Carlos Giannazi (PSOL) comentou que participou da manifestação dos professores, ocorrida na última sexta-feira, 20/6, na avenida Paulista. Segundo ele, mais de 100 mil professores participaram da passeata, o que contradiz a informação do governo. "Não foram apenas 2% dos educadores que aderiram à greve e foram na manifestação, este número é maior, porém a imprensa faz coro ao governo", acusou. Para Giannazi, a imprensa distorce os dados e usa de mensagens subliminares. "O jornal Estado de S. Paulo, por exemplo, mostra a multidão e, ao fundo, vários ônibus parados, remetendo aos problemas no trânsito ocasionado pela manifestação". (GF)



Homenagem à Assembléia de Deus



José Bittencourt (PDT) falou sobre a sessão solene ocorrida nesta segunda-feira, 23/6, para homenagear a igreja Assembléia de Deus, "a maior igreja pentecostal do Brasil". Bittencourt passou algumas informações sobre a Assembléia de Deus, como sua teoria conservadora, ortodoxa e social: "Ela tem um braço social que atende inúmeras pessoas carentes, mas procura, acima de tudo, conservar o ensinamento bíblico e a dimensão da palavra profética". O parlamentar explicou ainda que a Assembléia de Deus tem uma visão trílice, interligando a libertação, o ensino e a assistência. "A mensagem deve alcançar o homem por inteiro: espírito, alma e corpo", concluiu. (GF)



Diligência no rio Pinheiros



Donisete Braga (PT) cobrou do secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, a lei específica da represa Billings. "Ela deveria ter sido enviada à Assembléia até o dia 30/5, porém, até o momento, isso não aconteceu. Espero que o secretário se manifeste", disse. Em relação à flotação do rio Pinheiros, o deputado comunicou que visitou o local onde estão sendo realizados os testes. "O Ministério Público iniciou os testes em agosto de 2007 e fui até lá para conhecer o sistema". Braga sugeriu que a Comissão de Meio Ambiente monte uma comitiva para acompanhar os testes de viabilidade. (GF)



Educação prejudicada



"O que assistimos na passeata dos professores foi uma grande mobilização da categoria para reivindicar reajuste de salário, que está totalmente defasado", disse Maria Lúcia Prandi (PT), apoiando o discurso do deputado Carlos Giannazi (PSOL). Para ela, os educadores são os grandes responsá­veis pela continuação do ensino no

Estado."Há quase 14 anos há uma política educacional prejudicada. Vemos falta de responsabilidade do PSDB, com sucessivos erros e gastos sem retorno", acusou. Ela reclamou ainda que alunos da escola Rui Ribeiro Couto, em Santos, serão transferidos para a EE Canadá, porque, no local, será instalada a Diretoria de Ensino do município. (GF)



Processos em atraso



Olímpio Gomes (PV) visitou, na última sexta-feira, 20/6, a Vara de Execuções Criminais do Fórum de Araçatuba e constatou que o local tem grande déficit de instalação e de recursos. "O Tribunal de Justiça e a Secretaria de Assuntos Penitenciários devem tomar uma medida urgente", cobrou.Segundo ele, os processos estão atrasando de seis a oito meses, devido à demissão de 22 profissionais. Gomes fez um alerta: "o atraso na revisão de benefícios pode provocar rebelião e comprometer a segurança do Estado. O juiz e os promotores de lá pedem mais funcionários". (GF)



Soldado Oliveira de volta à Assembléia



Na última sexta-feira, 20/6, Olímpio Gomes (PV) entrevistou o soldado Oliveira no programa Assembléia Convida. Oliveira foi baleado nos ataques de maio, em 2006, e foi aposentando em maio deste ano, perdendo 40% de seu salário. Segundo Gomes, a entrevista teve grande repercussão e muitos militares e policiais civis querem cópia para passar nos quartéis e delegacias. "Mais pessoas precisam tomar conhecimento do que o governo e a seguradora fazem", afirmou o deputado em relação às justificativas para o não pagamento. (ME)



A melhor defesa é o ataque



Em outubro deste ano haverá eleições municipais e, segundo Donisete Braga (PT), os pontos cruciais a serem discutidos são saúde, redes municipais de ensino e transportes público. Braga lamentou que as gestões do PSDB à frente do município não investiram na CPTM e na criação de novas linhas de metrô. Já sobre o governo de Kassab, Braga criticou a demora para se conseguir vaga nas escolas municipais, o que não acontecia no governo de Marta Suplicy, candidata pelo PT. (ME)

alesp