Frente Parlamentar quer Casa de Custódia de Taubaté apenas como hospital psiquiátrico


08/12/2008 10:35

Compartilhar:


Deputados estaduais da Frente Parlamentar em apoio aos municípios do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte deram início à mobilização para discutir a possível desativação da Casa de Custódia e Tratamento de Taubaté. Na manhã da última sexta-feira, 5/11, o local foi visitado pelos deputados Afonso Lobato (PV) e Carlinhos de Almeida (PT), ocasião em que conversaram com funcionários e diretores para verificarem as condições de segurança do estabelecimento.

A discussão sobre o fechamento da unidade tomou força depois da rebelião do dia 15 de novembro, quando cerca de 240 presos tentaram a fuga em massa. "O entorno do presídio foi ocupado com a expansão urbana. Atualmente, essa população e o comércio convivem com essa sensação de insegurança. É preciso repensar o modelo da Custódia", diz padre Afonso, que presidente a Frente Parlamentar.

A avaliação dos deputados será apresentada num debate aberto à população na próxima quarta-feira, 10/11, às 20h, com o objetivo de ampliar o debate com outros segmentos da sociedade. Durante a visita, os parlamentares observaram a necessidade de melhorar a infra-estrutura do prédio e a capacitação para o quadro funcional.

O presidente da Frente considera que é aceitável a preservação daquela unidade prisional no município, desde que funcione somente como hospital de tratamento psiquiátrico. "Temos de ouvir todas as opiniões, mas na nossa avaliação, o ideal é a desativação do presídio", diz. A visita ao local também foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Taubaté, Luizinho da Farmácia (PR).

A Casa de Custódia e Tratamento de Taubaté foi fundada em 1955, sendo considerado um dos presídios mais seguros do país. A sensação de insegurança nos arredores, entretanto, aumenta a cada tentativa de fuga ou motim dos presos.

Padre Afonso Lobato disse ainda que a Frente Parlamentar fará visitas a outros estabelecimentos penitenciários da região e realizar audiências públicas sobre segurança pública, aproveitando que o tema também foi escolhido para a Campanha da Fraternidade de 2009.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp