Programa anemia falciforme


04/11/2009 17:45

Compartilhar:


O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) quer que o governo do Estado adote uma política de atenção integral às pessoas com doença falciforme e outras hemoglobinopatias. O objetivo é identificar os portadores da doença, oferecendo medicamentos, assistências médica e psicossocial aos pacientes.

O deputado Gondim, que é médico, afirma ser preocupante a falta de políticas públicas que possam garantir um diagnóstico precoce, tratamento e informações sobre a doença genética hereditária, causada por anormalidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos. "Estima-se que no Brasil uma em cada 100 pessoas tem a doença, um elevado número, mas que é desconhecido porque faltam ações e informações sobre a doença", disse o parlamentar.

Gondim alerta que os afrodescendentes são os mais atingidos, mas pessoas com pele clara não estão livres de ter a anemia por conta da miscigenação peculiar ao país. "É um mito considerar que somente os negros podem ter a doença e é essa falta de orientação que temos que mudar com uma política eficiente de triagem, organização de rede hospitalar para acompanhamento médico dos casos, capacitação dos profissionais de saúde em hemoglobinopatias e a informatização do cadastro de pessoas com doença falciforme nos serviços de referência", explicou Gondim.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp