Fabricantes poderão ser obrigados a advertir sobre riscos da síndrome celíaca


26/03/2010 19:10

Compartilhar:


A doença celíaca, além de problemas gastrintestinais, pode provocar câncer. Preocupada com isso, a deputada Haifa Madi (PDT) apresentou o Projeto de Lei 253/2010, que prevê que os fornecedores de produtos que contenham glúten, bem como os supermercados e mercearias, deverão afixar advertência aos portadores de doença celíaca sobre a presença da substância.

Os fabricantes de produtos alimentícios ficam obrigados a fornecer materiais como cartazes, que serão entregues aos estabelecimentos comerciais, a imprimir a advertência no rótulo das mercadorias.

As pessoas que sofrem de síndrome celíaca, doença hereditária ocasionada por intolerância alérgica ao glúten, quando ingerem inadvertidamente a substância podem ter a superfície intestinal destruída por anticorpos do próprio organismo, o que resultará em má absorção de nutrientes.

As crianças de até três anos de idade que são portadoras de síndrome celíaca, ao entrar em contato com o glúten, apresentam sintomas como diarreia, insuficiência de crescimento, vômito, abdômen inchado e fezes anormais. Já nos adultos, os sintomas são um pouco diferentes, como aumento de apetite, perda de peso, fraqueza, fadiga e anemia. A doença celíaca pode ainda provocar câncer nos linfócitos. O único tratamento para a enfermidade é excluir o glúten da alimentação.

hmadi@al.sp.gov.br

alesp