Assembléia inaugura auditório Franco Montoro


14/12/2000 19:04

Compartilhar:


A Mesa diretora da Assembléia Legislativa, composta pelo presidente Vanderlei Macris, pelo 1.º secretário, Roberto Gouveia, e o 2.º secretário, Paschoal Thomeu, inaugurou nesta quinta-feira, 14/12, o seu mais novo auditório, denominado André Franco Montoro pelo Ato da Mesa 28/00, e localizado no 1.º andar do Palácio 9 de Julho. A solenidade contou com a presença da família do ex-governador e de deputados estaduais, além de autoridades políticas.

A inauguração teve início com a apresentação de um vídeo sobre a trajetória política de Franco Montoro. Vários momentos da história política brasileira foram lembrados: o Movimento das Diretas Já, a fundação do Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB, a criação do Memorial da América Latina, todos frutos do ideal de Montoro.

Espelho de uma geração. O presidente da Casa, Vanderlei Macris, disse que o auditório será um marco da interação entre o Legislativo e a sociedade. "Essa interação sempre norteou nosso trabalho legislativo. Além das realizações lembradas pelo 1.º secretário, tivemos o Parlamento Jovem e o nosso site na Internet, que caracterizam a transparência deste Poder.

Segundo Macris, o novo espaço possui 260 lugares e poderá abrigar eventos internacionais, uma vez que contará com equipamento para tradução simultânea. "Ele vai cumprir sua função de apoio aos demais plenários desta Casa. A homenagem a Montoro tem a ver com sua luta, sua lição de vida e de grande estadista. Ele foi o espelho da geração a que pertenço, o grande defensor dos direitos humanos, da integração latino-americana e do municipalismo."

Homenagem pulsante. O deputado Roberto Gouveia afirmou que a Mesa diretora sempre desejou marcar o nome de Montoro com algo que pulsasse, a exemplo do que foi sua vida pública. "Após a criação da TV Assembléia e do Fórum São Paulo Século XXI, o Legislativo vai pulsar junto à sociedade civil com o novo auditório."

Família se pronuncia. O vereador eleito Ricardo Montoro agradeceu em nome de sua mãe, Luci Montoro, e de seus familiares a homenagem prestada à memória do pai. Ele lembrou a passagem de Franco Montoro pela Assembléia paulista, quando foi presidente na legislatura de 1955. O secretário de Economia e Planejamento, André Franco Montoro Filho, salientou um aspecto marcante da vida política de Montoro: "Ele soube distinguir a diferença entre a rés pública e a cosa nostra. Foi professor de Ética, e continuou a passar essa lição na política. Este novo espaço irá resgatar sua memória".

alesp