Aprovado projeto de Dorival Braga que denomina ponte da cidade de São Paulo


20/12/2000 17:27

Compartilhar:


Foi aprovado pelo plenário da Assembléia Legislativa o Projeto de Lei 932/99, do deputado Dorival Braga (PTB), denominando "Engenheiro Jamil Sabino" a ponte estaiada sobre o rio Pinheiros - Linha 5 do Metrô da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que liga o Largo Treze de Maio ao Capão Redondo.

A primeira ponte estaiada ferroviária do Brasil é também a primeira ponte com estação metroviária suspensa por estais no mundo. Sócio e diretor da Engenharia de Projetos S/C Ltda., Jamil Sabino participou da elaboração de aproximadamente 2 mil projetos de pontes para diversas prefeituras e órgãos estaduais e federais, além de diversas empresas. Uma dessas empresas é a Construtora OAS, vencedora da licitação internacional para a elaboração do projeto executivo da ponte estaiada sobre o rio Pinheiros, da Linha 5 do Metrô da CPTM, em parceria com a empresa francesa Jean Muller Internacional. "O projeto dessa ponte é destaque para as empresas nacionais, criando tecnologia de ponta para esse tipo de obra no Brasil", disse Dorival Braga.

O engenheiro que dá nome à ponte nasceu em Brodowski, foi criado em Ribeirão Preto e faleceu em 27 de maio de 1999, com 70 anos. "A denominação "Jamil Sabino" para essa ponte representa o resgate histórico de um nome que de forma alguma pode ser relegado ao esquecimento, pelas inúmeras qualidades como pai, esposo, engenheiro, profissional de destaque, e ainda como patriota possuidor de elevado espírito comunitário", destacou o deputado no projeto agora aprovado. Segundo Dorival Braga, o homenageado desenvolveu relevantes trabalhos públicos e na iniciativa privada, onde trabalhou no período de 1955 a 1960. "Suas obras estão ligadas ao abastecimento de água, à pavimentação de aeroportos, à construção da Ala Internacional do Aeroporto de Congonhas e à construção de conjuntos habitacionais, prédios de apartamentos residenciais e à construção da sede para o Ministério da Aeronáutica, no Campo de Marte e à Base Aérea de Cumbica", lembrou o deputado na justificativa do projeto. De acordo com Dorival Braga, após ingressar no serviço público em 1960 no governo de Carvalho Pinto, o engenheiro Jamil Sabino trabalhou na Diretoria de Pontes do Departamento de Obras Públicas (DOP), participando da efetivação de aproximadamente 400 pontes de concreto. Foi ainda assessor da presidência da Companhia de Construções Escolares do Estado de São Paulo (Conesp), hoje extinta, e funcionário do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), entre outros cargos.

Para Dorival Braga, foram inúmeras as obras de arte, das quais participou, espalhadas por todo o Estado de São Paulo. "Muitas dessas obras se destacaram, "especialmente a ponte sobre o rio Mogi-Guaçu, no município de Porto Ferreira", ressaltou o deputado ferreirense.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Dorival Braga - 3886-6954/6955)

alesp