Assembléia começa o ano com instalação de duas novas CPIs


16/01/2001 17:27

Compartilhar:


Os deputados estaduais aprovaram, no final do ano passado, a instalação de duas novas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), que deverão entrar em funcionamento no início de fevereiro, a das financeiras e a dos combustíveis. Uma delas, solicitada pelo deputado Claury Alves Silva (PTB), deverá investigar denúncias de prática de crimes de usura contra a economia popular e contra o consumidor, de enriquecimento ilícito, cobrança de juros abusivos e sonegação fiscal, por parte das administradoras de cartão de crédito, financeiras, empresas e escritórios que operam com factoring e empresas de comércio varejista com financiamento.

Outra CPI, proposta pelo líder do PFL deputado Edmir Chedid, deverá trabalhar na apuração de possíveis irregularidades na distribuição, comercialização e na qualidade dos combustíveis no Estado. As duas CPIs serão compostas por nove deputados e terão 120 dias, prorrogáveis, para concluir as investigações.

Três outras CPIs deverão retomar seus trabalhos a partir de fevereiro: as CPIs do Narcotráfico, presidida pelo deputado Dimas Ramalho (PPS); das Indenizações Ambientais, cujo presidente é o deputado Milton Flávio (PSDB); e dos Transportes Intermunicipais, presidida pelo deputado Nabi Abi Chedid (PSD).

alesp