Matão poderá ter cursos da Unesp

Lobbe Neto, acompanhado pelo prefeito de Matão, solicitou do reitor da Unesp a criação de
17/09/2001 17:46

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Lobbe Neto (PMDB) foi recebido em audiência pelo reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), José Carlos Souza Trindade, na última terça-feira, 11/9. O encontro, ao qual Lobbe Neto compareceu acompanhado do prefeito de Matão, Jayme Gimenez, teve como objetivo solicitar ao reitor a criação de alguns cursos superiores para o município de Matão.

O prefeito Jayme Gimenez fez uma explanação sobre as possibilidades que o município tem para acolher três cursos universitários de engenharia: eletroeletrônica, aeronáutica e mecânica. Ele ressaltou que a proximidade de Matão com o município de Gavião Peixoto, onde se localiza a Embraer, aumentaria o interesse e facilitaria o acesso dos estudantes à faculdade. Além disso, Gimenez ofereceu um prédio da prefeitura para as instalações e se dispôs a colaborar na manutenção.

O reitor Trindade prometeu estudar as possibilidades e viu com entusiasmo as justificativas sobre a proximidade com a Embraer. "Este poderá ser o fator decisivo", comentou o prefeito. Matão já possui dois cursos superiores: administração de empresas (há 3 anos) e direito (que teve início este ano).

O deputado Lobbe Neto reiterou a disposição de São Carlos para sediar a reitoria da Unesp. Várias cidades pleiteiam esta iniciativa da reitoria de interiorização, mas, para o deputado, São Carlos leva vantagem por localizar-se estrategicamente no centro do Estado de São Paulo.

"Em função da localização privilegiada, da sua neutralidade política, da qualidade e diversidade da base institucional já instalada e sua capacidade para gerar parcerias interinstitucionais, São Carlos tem o perfil ideal para possibilitar o florescimento de uma estrutura universitária moderna, ágil e dinâmica. Considero esses fatores diferenciais que qualificam a cidade como ideal hospedeira da sede da reitoria da Unesp", concluiu Lobbe.

alesp