Fórum Parlamentar Mundial reivindica fortalecimento de movimentos populares


31/01/2006 16:20

Compartilhar:


Os participantes do VI Fórum Parlamentar Mundial, realizado nos dia 26 e 27 de janeiro, durante o Fórum Social Mundial, em Caracas (Venezuela), aprovaram a necessidade da revisão das relações econômicas entre os países e os órgãos supranacionais, como a Organizações das Nações Unidas, em razão dos diferentes níveis de desenvolvimento social e econômico, que em alguns casos, como na África, representam apenas um por cento de participação do comércio mundial.

Além disso, reivindicam o reconhecimento da presença dos movimentos populares como alternativa de enfrentamento ao modelo capitalista e neoliberal. "Como exemplo, foi citada a vitória dos setores populares da Bolívia, por meio da eleição do líder Evo Morales", disse o deputado Simão Pedro (PT), que, em companhia do deputado Renato Simões (PT), representou a Assembléia Legislativa no evento.

Segundo Simão, cerca de 200 parlamentares, em sua maioria da América Latina, estiveram presentes ao evento. Foi definido ainda compromisso com a democracia, como espaço para o pleno exercício dos direitos civis e políticos dos cidadãos, da cidadania, das organizações e associações sindicais.

Para os participantes o único caminho para a convivência entre os povos do mundo e para a solução de conflitos internacionais é a reafirmação pela paz. Neste sentido, destacaram e defenderam o papel fundamental da participação das mulheres neste processo, como está expresso na Resolução 1.325 da ONU. Também exigiram a retirada imediata das tropas de ocupação dos Estados Unidos no Iraque e condenaram o terrorismo, considerando que a melhor forma de combatê-lo é acabar com a pobreza, a injustiça e a exclusão social. Pediram o fortalecimento da integração e cooperação dos países pobres e dos movimentos sociais como alternativa ao neoliberalismo.

spedro@al.sp.gov.br

alesp