Frente Parlamentar realiza seminário sobre biodiesel


02/06/2003 17:29

Compartilhar:


Da Assessoria

A Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável, coordenada pelo deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS-SP), realiza na próxima quinta-feira, 5/6, Dia Internacional do Meio Ambiente, o seminário "Importância e Desenvolvimento do Biodiesel Paulista". O evento acontece no plenário D. Pedro I, às 10 horas.

O debate abordará a possibilidade de inclusão do biodiesel na matriz energética do Estado de São Paulo. Estudos comprovam que o combustível - que já é largamente utilizado na Alemanha, França, Áustria e outros países da Europa Central - tem um impacto ambiental positivo, pois, comparativamente ao diesel refinado, reduz a emissão de monóxido de carbono e de fuligem, contribuindo para a diminuição da poluição.

"Além disso, ele não requer uma nova estrutura de distribuição de vendas, não altera o consumo do veículo, apresentando rendimento similar e até superior ao do diesel e não necessita de conversão de motor", explicou Jardim.

Para o deputado, além dos benefícios já apresentados, há ainda o aspecto econômico. "O biodiesel propiciará o surgimento de um novo mercado, com o investimento em infra-estrutura e equipamentos, que poderá fomentar o desenvolvimento do interior do Estado, gerando renda e empregos."

O evento contará com os palestrantes Miguel Dabdoud (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologia Limpa da USP/Ribeirão Preto); José Roberto Moreira (Centro Nacional de Referência de Biomassa da USP/SP); Juan Diego Ferres (Associação Brasileira de Indústrias de Óleos Vegetais) e Eduardo de Carvalho (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo). Também deverão participar representantes da Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Ciência e Tecnologia; Secretaria da Agricultura; IPT; Unicamp; Fapesp; IAC; CATI; Cetesb e Unesp.

alesp